Com mais um ano a acabar, o PrazinSEufémia gostava de deixar um reparo e um pedido de desculpas aos seu leitores. Em Abril noticiamos, com algum regozijo, que a estrada entre Ponte e Gondomar (estrada municipal 583) seria repavimentada este último Verão. E era bem necessário (e ainda é) uma vez que se encontrava em mau estado devido sobretudo às obras de instalação da rede de água e de saneamento bem como ao crescente tráfego rodoviário. No entanto, parece que as nossas fontes não foram fidedignas. Neste caso estamos a falar do Vereador do Departamento de Obras Municipais da Câmara Municipal de Guimarães em entrevista ao Jornal "O Comércio de Guimarães" (Ano 122 - Edição nº 8417). Por esse motivo pedidos desculpa pela desinformação.
As obras de saneamento continuam também por terminar, o que é uma situação perfeitamente normal em Portugal. A tradição tem que ser mantida. Neste caso, para além dos atrasos normais destas obras em Portugal, houve também uma grande contribuição de certas individualidades privadas da freguesia que são contra o progresso da mesma! Parece contudo que a situação foi desbloqueada e esperemos, assim, que se finalizem no novo ano de 2008.
No entanto, nem tudo são más notícias. Para acabar deixamos aqui o nosso agrado ao verificar que finalmente existe uma placa na rotunda em São João a indicar para onde fica Prazins (tanto Santa Eufémia como Santo Tirso). Será certamente uma informação útil para indicar o percurso para Santa Eufémia a um visitante. Como sugerimos previamente, esta era uma falta de sinalização muito graves naquela rotunda. Agora só falta indicar onde começa a nossa freguesia na estrada municipal 583 (se houver coragem para isso).
Acaba mais um ano no PrazinSEufémia e por isso desejamos a todos os paroquianos um Santo Natal e um Feliz Ano Novo.
Boas festas
São os votos de PrazinStaff
PS: Já agora alguém sabe o que aconteceu ao nosso sitio oficial (http://prazinsstaeufemia.com) formado através do Programa NetJuntas. Não houve dinheiro para o manter? Gasta-se dinheiro para o mais difícil, ou seja fazer o sitio, e depois não há dinheiro para o manter "online" e actualizado! Para isso mais vale não gastar o nosso (contribuintes) precioso dinheiro. Ou então apenas mudou de endereço!
sexta-feira, dezembro 21, 2007
terça-feira, novembro 13, 2007
Estrutural I
(Diz-se estrutural por ser relativo à estrutura. E quando se refere à estrutura já não há muito a fazer ou a desfazer. Com as estruturas levantadas fica difícil fazer de outra forma, de maneira diferente. Mesmo assim, aqui ficam ideias para que as estruturas um dia possam ser (pensadas de formas) diferentes.)
Parque desportivo das Taipas foi construído sob um campo magnético enormíssimo *. No Inverno o zumbido é tal que, desconfiamos, se ali se correr com uma lâmpada florescente na mão, esta irá dar luz. Até nem é mau, tirando os problemas para a saúde, pois poderíamos começar a correr à noite sem perigo de nos atropelarmos.
Parque desportivo das Taipas
Parque desportivo das Taipas foi construído sob um campo magnético enormíssimo *. No Inverno o zumbido é tal que, desconfiamos, se ali se correr com uma lâmpada florescente na mão, esta irá dar luz. Até nem é mau, tirando os problemas para a saúde, pois poderíamos começar a correr à noite sem perigo de nos atropelarmos.
Margens do Ave, Sta. Eufémia
Aquele parque desportivo deveria ter sido construído junto às margens do rio Ave, mas nas zonas de Sta. Eufémia ou S. Cláudio do Barco. Ali sim, seria conseguido um espaço saudável para se correr ou andar de bicicleta. Um espaço que poderia ir daí (Sta. Eufémia) até as Taipas não precisando de ser construído debaixo de cabos de alta tensão. Mas... nem S. Cláudio nem Sta. Eufémia juntos têm a população votante que as Taipas tem.
* Em 2001 a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro, pertencente à Organização Mundial de Saúde (OMS), considerou que há uma associação muito consistente entre a duplicação do risco de leucemia infantil e campos magnéticos superiores a 0.4 µT". A legislação portuguesa prevê um limite de exposição de 100 µT, ou seja, 250 vezes superior. E se considerarmos que já muitos estudos recentes apontam para o estabelecimento de limites inferiores a 0.2 µT, como é aplicado na Suécia, então estamos a falar de um nível 500 vezes superior.
* Em 2001 a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro, pertencente à Organização Mundial de Saúde (OMS), considerou que há uma associação muito consistente entre a duplicação do risco de leucemia infantil e campos magnéticos superiores a 0.4 µT". A legislação portuguesa prevê um limite de exposição de 100 µT, ou seja, 250 vezes superior. E se considerarmos que já muitos estudos recentes apontam para o estabelecimento de limites inferiores a 0.2 µT, como é aplicado na Suécia, então estamos a falar de um nível 500 vezes superior.
segunda-feira, outubro 29, 2007
Multibanco em Sta. Eufémia
É verdade! Sta. Eufémia já tem uma caixa Multibanco. E é uma caixa das modernas, com voz e tudo, para auxiliar os cidadãos mais enrascados com a tecnologia.
Três meses volvidos depois desse grande acontecimento que foi o arranque daquilo que um dia virá a ser uma grande praia fluvial, temos, mesmo aqui à mão, uma caixa Multibanco. Haja dinheiro para levantar!
Esta caixa será muito útil não só para quem passa na estrada como também, estamos a prever, para os donos dos estabelecimentos comerciais: É que a caixa reduz os motivos alegados para se pedir fiado.
Bem-haja quem teve o discernimento de fazer o SIBS ver que aqui também há dinheiro para se levantar.
sexta-feira, setembro 21, 2007
Sem rosto nem cara...
(Pedido de publicação de eufemiavirtual)
Acusam este blog e este de não terem rosto, de não darem a cara. O texto seguinte pretende esclarecer o porquê do “não dar a cara” e em que medida é que esse “não ter rosto” convém muito mais ao cumprimento dos objectivos dos blogs do que aos promotores de ambos os projectos.
Nenhum dos dois blogs de Sta. Eufémia tem que ter rosto e muito menos que que dar a cara, para além do rosto e da cara que têm. Os blogs existem por si, não precisam de um nome (pessoa) por trás e nem poderiam ter um só nome pois são actualizados por diferentes cidadãos desta nossa aldeia.
Um dos blogs é uma bolsa de ideias para a freguesia (http://eufemiavirtual.blogspot.com/)... Não pretende ser mais do que isso, seja lá o que a palavra “isso” possa representar. Não tem que ter assinatura. Que interessa de onde surge uma ideia? Não é isso que a define como boa ou má, como inédita ou não. O que é relevante é que ela seja válida e que possa ser implementada na freguesia e que, acima de tudo, ela venha a despertar ideias nas pessoas que as podem efectivamente executar. Estou a pensar na Junta de Freguesia, nas Empresas e Associações e em pessoas individuais com capital suficiente para as levarem para a frente. O espaço Eufémia Virtual se tivesse nome passaria a ser um espaço de promoção pessoal e não um espaço de promoção de ideias. Seria uma bolsa de afirmação social não cumprindo o propósito que lhe deu origem.
O outro espaço, o Prazins Eufémia, está aí para reportar os acontecimentos em Sta. Eufémia. Não tem que ter assinatura pois o relatório desses acontecimentos não tem nada de subjectivo. É objectivo, é factual. Que interessa a cara de quem reporta objectivamente uma realidade? É claro que este blog pretende também ser um espaço de opinião para quem a quer dar, uma opinião, como a que se descreve na sua rubrica inimigo pudico, contida e envergonhada, inocente. Aqui, sim, deve ser assinado. Aqui, sim, tem que ter rosto. E tem tido de facto! Tudo o que se publica como opinião vem assinado ou é indicado que foi recebido por mail. Este espaço será a voz das pessoas da freguesia e essa voz terá, como é óbvio, rosto, terá uma cara.
Ambos os espaços não "têm rosto", para além do rosto que exibem através dos seus logótipos, pois, em ambos, não se objectiva a exaltação dos seus promotores. Não são espaços políticos, como já se referiu num dos blogs. Nem nunca o serão. São espaços de discussão. São um movimento natural das sociedades da informação. São o meio de não ficarmos sempre ao lado e passarmos para o centro. Este movimento espontâneo, em ambos os casos, peca por não chegar a todas as pessoas da aldeia... mas será por pouco tempo, espera-se. Outros formatos exibindo a mesma informação, lançando as mesmas inquietações estarão (deveriam estar) para chegar.
Em ambos os espaços contamos com a vossa colaboração para fazermos de Sta. Eufémia um local cheio de qualidade e de vida.
sábado, julho 14, 2007
Julho - mês das colheitas, mês das obras
O mês de Julho é rico em colheitas: temos as batatas, a cebola, o feijão verde, o tomate, a alface, o pepino, etc...
À parte da agricultura, este mês também irá ficar marcado pelas obras na freguesia. Passado quase dois anos deste mandato, começam a aparecer os primeiros frutos. Aproveitando as férias escolares, estão a ser realizadas obras de melhoramento do recinto da Escola do Primeiro Ciclo de Santa Eufémia.
Por outro lado, tendo em conta que estamos no Verão e também por destoar um pouco do lindo parque de lazer de Barco, foi realizado uma limpeza na margem do rio Ave pertencente a Santa Eufémia, junto à ponte com Barco. Também estão a ser limpos e melhorados alguns caminhos florestais.
São sem dúvida obras importantes, e quando falamos na margem do rio Ave foi por certo uma boa ideia. Este blog até já tinha pensado escrever sobre o assunto, para incentivar de facto ao aproveitamento desse local para o lazer e para banhos de sol. Não questionando de todo a ideia, questionamos sim é a forma. Em jeito de ironia até apetece dizer: "Onde para o Guarda-Rios desta zona?!" Se fosse um particular a limpar a margem do rio do seu terreno da forma como se fez aqui já estaria por certo multado ou enjaulado. Temos que ter em atenção que qualquer modificação mal estudada ou mal calculada do leito do rio pode trazer graves consequências durante o Inverno ou durante uma cheia. Mas também é verdade que não limpar o rio tem as suas consequências.
O blog despede-se desejando boas obras e boas colheitas.
À parte da agricultura, este mês também irá ficar marcado pelas obras na freguesia. Passado quase dois anos deste mandato, começam a aparecer os primeiros frutos. Aproveitando as férias escolares, estão a ser realizadas obras de melhoramento do recinto da Escola do Primeiro Ciclo de Santa Eufémia.
Por outro lado, tendo em conta que estamos no Verão e também por destoar um pouco do lindo parque de lazer de Barco, foi realizado uma limpeza na margem do rio Ave pertencente a Santa Eufémia, junto à ponte com Barco. Também estão a ser limpos e melhorados alguns caminhos florestais.
São sem dúvida obras importantes, e quando falamos na margem do rio Ave foi por certo uma boa ideia. Este blog até já tinha pensado escrever sobre o assunto, para incentivar de facto ao aproveitamento desse local para o lazer e para banhos de sol. Não questionando de todo a ideia, questionamos sim é a forma. Em jeito de ironia até apetece dizer: "Onde para o Guarda-Rios desta zona?!" Se fosse um particular a limpar a margem do rio do seu terreno da forma como se fez aqui já estaria por certo multado ou enjaulado. Temos que ter em atenção que qualquer modificação mal estudada ou mal calculada do leito do rio pode trazer graves consequências durante o Inverno ou durante uma cheia. Mas também é verdade que não limpar o rio tem as suas consequências.
O blog despede-se desejando boas obras e boas colheitas.
terça-feira, junho 05, 2007
Jogar o jogo dos nossos pais
No âmbito das comemorações do 38º aniversário do agrupamento 323 de
Santa Eufémia e do 100 de escutismo a nível Mundial, o nosso
agrupamento está a organizar várias actividades para o mês de Junho.
Temos já no próximo sábado dia 9 de Junho uma actividade que tem por
nome: Jogar o jogo dos nossos pais.
Esta actividade é aberta a escuteiros e pais de escuteiros.
Inicio dos jogos às 14.30h
Jantar 20.00h
No dia 15 de Junho temos o aniversário do agrupamento
Para esta iniciativa estão convidados todos os antigos Escuteiros,
familiares e toda a comunidade.
Programa
21.00h - Eucaristia
21.45h - Parabéns ao CNE (salão da freguesia)
Bolo de aniversário
Conceição Cardoso (Chefe de agrupamento)
Santa Eufémia e do 100 de escutismo a nível Mundial, o nosso
agrupamento está a organizar várias actividades para o mês de Junho.
Temos já no próximo sábado dia 9 de Junho uma actividade que tem por
nome: Jogar o jogo dos nossos pais.
Esta actividade é aberta a escuteiros e pais de escuteiros.
Inicio dos jogos às 14.30h
Jantar 20.00h
No dia 15 de Junho temos o aniversário do agrupamento
Para esta iniciativa estão convidados todos os antigos Escuteiros,
familiares e toda a comunidade.
Programa
21.00h - Eucaristia
21.45h - Parabéns ao CNE (salão da freguesia)
Bolo de aniversário
Conceição Cardoso (Chefe de agrupamento)
quinta-feira, maio 31, 2007
Festa da Nossa Senhora do Rosário - uma tradição a consolidar
Mais um ano, mais uma festa em honra da Nossa Senhora do Rosário.
Cinco semanas, cinco festas em freguesias vizinhas (Barco, Corvite, Ponte, Santa Eufémia, Santo Tirso).
Três semana, três festas em honra da Nossa Senhora do Rosário (Ponte, Santa Eufémia, Santo Tirso).
A nossa, correu com toda a normalidade! Haverá algo de especial na nossa festa?
Sim e não!
Sim, na fé dos nossos fiéis.
Não, em quase tudo o resto.
Irá esta festa/romaria impor-se pelas animações, pelos Grupos de Música (como as Tayti), pelos Zés Pereiras, pela Gente, pelo fogo de artificio (que o nosso povo tanto gosta, e que este ano teve a particularidade de ter girândolas da pesada, daquelas que racham as casas), pelos anjinhos da procissão, pelo Santuário da paróquia, pela procissão de velas, etc? Não, penso que não. É mais do mesmo.
Agora, irá esta festa/romaria impor-se pelos fantásticos andores de flores naturais? Sim, penso que sim. É imponente.
Acredito que está aqui a chave, de uma tradição, de uma tradição em consolidação. Acredito que aqui há uma diferença. Não há dúvidas que os andores de flores naturais estão a tornar-se na imagem da festa da nossa freguesia. Cada vez mais belos e especiais. Muitos parabéns a todas as pessoas que ajudaram a criar esses fantásticos andores, aos floristas, e aos que contribuíram com a sua generosidade e promessas.
pelo Webmaster do PrazinStaff
PS: Já agora, ninguém tem fotos dos andores de flores para colocar no blog?
Cinco semanas, cinco festas em freguesias vizinhas (Barco, Corvite, Ponte, Santa Eufémia, Santo Tirso).
Três semana, três festas em honra da Nossa Senhora do Rosário (Ponte, Santa Eufémia, Santo Tirso).
A nossa, correu com toda a normalidade! Haverá algo de especial na nossa festa?
Sim e não!
Sim, na fé dos nossos fiéis.
Não, em quase tudo o resto.
Irá esta festa/romaria impor-se pelas animações, pelos Grupos de Música (como as Tayti), pelos Zés Pereiras, pela Gente, pelo fogo de artificio (que o nosso povo tanto gosta, e que este ano teve a particularidade de ter girândolas da pesada, daquelas que racham as casas), pelos anjinhos da procissão, pelo Santuário da paróquia, pela procissão de velas, etc? Não, penso que não. É mais do mesmo.
Agora, irá esta festa/romaria impor-se pelos fantásticos andores de flores naturais? Sim, penso que sim. É imponente.
Acredito que está aqui a chave, de uma tradição, de uma tradição em consolidação. Acredito que aqui há uma diferença. Não há dúvidas que os andores de flores naturais estão a tornar-se na imagem da festa da nossa freguesia. Cada vez mais belos e especiais. Muitos parabéns a todas as pessoas que ajudaram a criar esses fantásticos andores, aos floristas, e aos que contribuíram com a sua generosidade e promessas.
pelo Webmaster do PrazinStaff
PS: Já agora, ninguém tem fotos dos andores de flores para colocar no blog?
quinta-feira, abril 19, 2007
quarta-feira, abril 11, 2007
Estrada municipal 583 será repavimentada
O Jornal "O Comércio de Guimarães" (Ano 122 - Edição nº 8417) noticiou na passada semana que a Câmara de Guimarães vai repavimentar três estradas do município, uma das quais atravessa a nossa freguesia.
Devida às más condições do piso da estrada entre Ponte e Gondomar (estrada municipal 583), em grande parte devido às obras de instalação da rede de água e de saneamento (esta última ainda não terminada), esta será repavimentada durante a época seca deste ano.
O Vereador do Departamento de Obras Municipais realça também a segurança dos peões que circulam nesta via, prometendo para isso também a construção de passeios em certos locais. O mesmo Vereador adianta que está a decorrer o processo de abertura do concurso público.
A repavimentação desta estrada é sem dúvida uma necessidade urgente, tendo em conta o estado de degradação da mesma. No entanto, esperemos que até lá as obras, já bastante atrasadas, da rede de saneamento estejam terminadas, para não haver a necessidade de se danificar novamente o novo piso.
Devida às más condições do piso da estrada entre Ponte e Gondomar (estrada municipal 583), em grande parte devido às obras de instalação da rede de água e de saneamento (esta última ainda não terminada), esta será repavimentada durante a época seca deste ano.
O Vereador do Departamento de Obras Municipais realça também a segurança dos peões que circulam nesta via, prometendo para isso também a construção de passeios em certos locais. O mesmo Vereador adianta que está a decorrer o processo de abertura do concurso público.
A repavimentação desta estrada é sem dúvida uma necessidade urgente, tendo em conta o estado de degradação da mesma. No entanto, esperemos que até lá as obras, já bastante atrasadas, da rede de saneamento estejam terminadas, para não haver a necessidade de se danificar novamente o novo piso.
terça-feira, abril 03, 2007
Via Sacra - segunda edição
Decorreu no passado sábado, dia 31 de Março, pelas 21 horas a segunda edição da via Sacra ao vivo em Prazins Santa Eufémia. Esta iniciativa foi uma vez mais organizada pelos Escuteiros de Santa Eufémia com a preciosa ajuda dos seus familiares.
Embora se fizesse sentir bastante frio, esta actividade foi novamente um grande sucesso que chamou centenas de pessoas. No final no monte da Lage, o evento foi até brindada com palmas.
Mais uma vez, muitos parabéns aos promotores.
Embora se fizesse sentir bastante frio, esta actividade foi novamente um grande sucesso que chamou centenas de pessoas. No final no monte da Lage, o evento foi até brindada com palmas.
Mais uma vez, muitos parabéns aos promotores.
terça-feira, março 13, 2007
Índice Cibernáutico
Por sugestão do blog St Eufémia Virtual, inicia-se hoje uma nova barra de links neste blog - o índice cibernáutico.
Nele encontrarão links sobre páginas relacionadas de algum modo com informação da nossa freguesia. Este espaço estará sempre em actualização, e qualquer pessoa pode participar, enviando para isso sugestões de links para o e-mail blogprazinseufemia@gmail.com
Nele encontrarão links sobre páginas relacionadas de algum modo com informação da nossa freguesia. Este espaço estará sempre em actualização, e qualquer pessoa pode participar, enviando para isso sugestões de links para o e-mail blogprazinseufemia@gmail.com
segunda-feira, fevereiro 05, 2007
Prazins Santa Eufémia já tem sitío oficial na internet
Ao abrigo do programa NetJuntas, Prazins Santa Eufémia já tem um sitio official na Internet.
Fica aqui o link: http://prazinsstaeufemia.com/
Como noticiado a algum tempo atrás, a Junta da nossa freguesia aderiu ao Programa NetJuntas, programa este que destinava-se a apoiar todas as juntas de freguesia do distrito de Braga na implementação do correio electrónico e a criação das páginas na Web.
É com agrado que recebemos a página Web destinada à nossa freguesia.
Fica aqui o link: http://prazinsstaeufemia.com/
Como noticiado a algum tempo atrás, a Junta da nossa freguesia aderiu ao Programa NetJuntas, programa este que destinava-se a apoiar todas as juntas de freguesia do distrito de Braga na implementação do correio electrónico e a criação das páginas na Web.
É com agrado que recebemos a página Web destinada à nossa freguesia.
quinta-feira, fevereiro 01, 2007
Atentado à saúde pública em Santa Eufémia
Notícia em o Comércio de Guimarães (ano 122, edição nº 8.408):
Caixas de peixe abandonadas em Santa Eufémia de Prazins
É o registo de um atentado à saúde pública. Na freguesia de Santa Eufémia de Prazins, na passada sexta-feira, foram encontradas dez caixas de peixe abandonadas num local ermo junto ao campo de futebol do Ases de Santa Eufémia. O caso foi denunciado por moradores da zona às autoridades depois de terem sido confrontados com centenas de filetes de pescada congelados.
Caixas de peixe abandonadas em Santa Eufémia de Prazins
É o registo de um atentado à saúde pública. Na freguesia de Santa Eufémia de Prazins, na passada sexta-feira, foram encontradas dez caixas de peixe abandonadas num local ermo junto ao campo de futebol do Ases de Santa Eufémia. O caso foi denunciado por moradores da zona às autoridades depois de terem sido confrontados com centenas de filetes de pescada congelados.
No local, foi possível verificar que se tratava de peixe cuja validade de consumo tinha sido largamente ultrapassada.
A Presidente da Junta local lamentou o sucedido que considerou "deplorável".
Em declarações ao nosso jornal, Elvira Fertuzinhos lamentou a situação. De resto, a autarca salienta não ter sido a primeira vez que ocorrências deste género acontecem na freguesia.
"Infelizmente já temos registo de animais mortos abandonados", salientou Elvira Fertuzinhos para quem "é imperioso tentar identificar e responsabilizar os responsáveis".
Pouco depois da denúncia, a Câmara Municipal assegurou a recolha do peixe.
Entretanto, a GNR tomou conta da ocorrência seguindo-se o normal processo de averiguações.
sexta-feira, janeiro 26, 2007
100 Anos de Escutismo
Como todos já devem saber, celebra-se este ano os 100 anos do escutismo a nível mundial. Foi em 1907 que Baden Powel fez um acampamento experimental na ilha de Brownsea, com duas dezenas de rapazes de todas as classes. Este acampamento foi tão bem sucedido que resolveu escrever tudo o que tinha ensinado à volta do "Fogo de Conselho". Assim nasceu o "Escutismo para Rapazes" (in: http://braga.cne-escutismo.pt/).
Para dar conhecimento deste aniversário, foi colocada em Santa Eufémia (bem como em outras freguesias) uma lona comemorativa dos 100 anos de escutismo oferecida pela Junta Regional de Braga.
Segundo informações da direcção do agrupamento 323 de Santa Eufémia (que muito agradecemos a generosidade das informações e disponibilidade), os 100 anos de escutismo também vão, de alguma forma, ser festejados e lembrados durante este ano na nossa freguesia. Para além das actividades habituais, das quais destacamos o Cantar os Reis, Via Sacra ao vivo e o Acampamento de Agrupamento, este ano vai-se realizar mais duas importantes actividades. No mês de Junho dar-se-á bastante importância aos 100 anos de Escutismo com a celebração do 38º aniversário do agrupamento de Santa Eufémia e com o acampamento com os pais e antigos Escuteiros. Nesta actividade pretende-se criar o imaginário sobre os 100 anos de Escutismo. Mas o que irá marcar o agrupamento é o acampamento Nacional de 31 de Julho a 6 de Agosto, com a participação de 6 caminheiros e um dirigente, bem como a participação no Jamboree (Acampamento mundial em Inglaterra) de 27 de Julho a 8 de Agosto com a presença de 6 elementos da terceira secção (pioneiros) e um dirigente.
Para mais informações sobre os 100 de escutismo em Santa Eufémia podem visitar o blog dos caminheiros.
Desejamos desde já boas actividades ao agrupamento 323 de Santa Eufémia.
Para dar conhecimento deste aniversário, foi colocada em Santa Eufémia (bem como em outras freguesias) uma lona comemorativa dos 100 anos de escutismo oferecida pela Junta Regional de Braga.
Segundo informações da direcção do agrupamento 323 de Santa Eufémia (que muito agradecemos a generosidade das informações e disponibilidade), os 100 anos de escutismo também vão, de alguma forma, ser festejados e lembrados durante este ano na nossa freguesia. Para além das actividades habituais, das quais destacamos o Cantar os Reis, Via Sacra ao vivo e o Acampamento de Agrupamento, este ano vai-se realizar mais duas importantes actividades. No mês de Junho dar-se-á bastante importância aos 100 anos de Escutismo com a celebração do 38º aniversário do agrupamento de Santa Eufémia e com o acampamento com os pais e antigos Escuteiros. Nesta actividade pretende-se criar o imaginário sobre os 100 anos de Escutismo. Mas o que irá marcar o agrupamento é o acampamento Nacional de 31 de Julho a 6 de Agosto, com a participação de 6 caminheiros e um dirigente, bem como a participação no Jamboree (Acampamento mundial em Inglaterra) de 27 de Julho a 8 de Agosto com a presença de 6 elementos da terceira secção (pioneiros) e um dirigente.
Para mais informações sobre os 100 de escutismo em Santa Eufémia podem visitar o blog dos caminheiros.
Desejamos desde já boas actividades ao agrupamento 323 de Santa Eufémia.
segunda-feira, janeiro 15, 2007
Primeiro contributo no Sta. Eufémia Virtual
A equipa PrazinStaff do blog PrazinSEufemia deu o primeiro contributo para a bolsa de ideias do Sta. Eufémia Virtual.
Neste momento, em que se fala muito em novas acessibilidades tais como a Via do Ave e uma ligação ferroviária entre Guimarães e Braga, nós sugerimos possíveis traçados bem como possíveis benefícios deste projecto para Santa Eufémia.
Vale a pena passar por lá, e já agora, deixem o vosso comentário.
Neste momento, em que se fala muito em novas acessibilidades tais como a Via do Ave e uma ligação ferroviária entre Guimarães e Braga, nós sugerimos possíveis traçados bem como possíveis benefícios deste projecto para Santa Eufémia.
Vale a pena passar por lá, e já agora, deixem o vosso comentário.
domingo, janeiro 07, 2007
Inimigo Pudico 1: Já está pronto!?!?
Com a promoção do blog Sta. Eufémia virtual, inicia-se aqui uma nova rubrica chamada de Inimigo Pudico, querendo significar inimigo prudente, recatado.
Fica aqui o número 1:
© by Eufémia Virtual
Se quiseres participar envia a tua sugestão para o e-mail do blog PrazinSEufémia ou Sta. Eufémia Virtual e poderás vê-la publicada.
Seja prudente, seja recatado, seja pudico.
Fica aqui o número 1:
© by Eufémia Virtual
Se quiseres participar envia a tua sugestão para o e-mail do blog PrazinSEufémia ou Sta. Eufémia Virtual e poderás vê-la publicada.
Seja prudente, seja recatado, seja pudico.
terça-feira, janeiro 02, 2007
Limpeza da igreja - que solução?
Neste novo ano de 2007 surge um problema para solucionar na paróquia de Prazins Santa Eufémia. O sistema de limpeza da igreja por rotação de lugares parece não estar a funcionar.
Está-se a pensar em novas estratégias para este problema. Já existem algumas em cima da mesa. O que fazer? Qual escolher?
1. Continuar com o sistema em uso, o qual todos os meses há uma rotação entre lugares da freguesia. Este sistema parece não estar a funcionar como o desejado, uma vez que são poucos e sempre os mesmos que aparecem para a limpeza semanal.
2. Utilizar um sistema de rotação semanal por famílias, no qual todas as semanas haveria uma família da freguesia diferente que efectuaria as limpezas na igreja e anexos. Se todas as famílias aderissem e tendo em conta o número destas na freguesia, cada família limparia a igreja em média uma vez a cada 3 anos.
3. Utilizar um sistema de quotas e entregar o serviço a terceiros. Todas as famílias daríam uma quota anual para a igreja para pagar a limpeza que seria adjudicada a uma empresa, pessoa ou conjunto de pessoas .
O que acham destas soluções? Têm mais alguma?
Participe no blog e deixe a sua opinião ou solução.
Antes de terminar, deixa-se aqui uma sugestão:
Nestes últimos dias a igreja tem estado bastante húmida um pouco devido ao tempo que se fazia sentir na freguesia. Pensamos, no entanto, não ter sido a única explicação. A igreja encontra-se extremamente fechada, não havendo janelas abertas para arejar as limpezas efectuadas na igreja ao sábado. Estes dois factores juntamente com o tempo húmido culminaram com a situação observada neste último fim-de-semana. Se se preferir continuar com as janelas fechadas da igreja, uma solução seria adquirir um desumificador, solução esta em princípio mais barata do que restaurar pinturas de paredes e tectos da igreja.
Participem
Está-se a pensar em novas estratégias para este problema. Já existem algumas em cima da mesa. O que fazer? Qual escolher?
1. Continuar com o sistema em uso, o qual todos os meses há uma rotação entre lugares da freguesia. Este sistema parece não estar a funcionar como o desejado, uma vez que são poucos e sempre os mesmos que aparecem para a limpeza semanal.
2. Utilizar um sistema de rotação semanal por famílias, no qual todas as semanas haveria uma família da freguesia diferente que efectuaria as limpezas na igreja e anexos. Se todas as famílias aderissem e tendo em conta o número destas na freguesia, cada família limparia a igreja em média uma vez a cada 3 anos.
3. Utilizar um sistema de quotas e entregar o serviço a terceiros. Todas as famílias daríam uma quota anual para a igreja para pagar a limpeza que seria adjudicada a uma empresa, pessoa ou conjunto de pessoas .
O que acham destas soluções? Têm mais alguma?
Participe no blog e deixe a sua opinião ou solução.
Antes de terminar, deixa-se aqui uma sugestão:
Nestes últimos dias a igreja tem estado bastante húmida um pouco devido ao tempo que se fazia sentir na freguesia. Pensamos, no entanto, não ter sido a única explicação. A igreja encontra-se extremamente fechada, não havendo janelas abertas para arejar as limpezas efectuadas na igreja ao sábado. Estes dois factores juntamente com o tempo húmido culminaram com a situação observada neste último fim-de-semana. Se se preferir continuar com as janelas fechadas da igreja, uma solução seria adquirir um desumificador, solução esta em princípio mais barata do que restaurar pinturas de paredes e tectos da igreja.
Participem
Subscrever:
Mensagens (Atom)