sexta-feira, janeiro 26, 2007

100 Anos de Escutismo

Como todos já devem saber, celebra-se este ano os 100 anos do escutismo a nível mundial. Foi em 1907 que Baden Powel fez um acampamento experimental na ilha de Brownsea, com duas dezenas de rapazes de todas as classes. Este acampamento foi tão bem sucedido que resolveu escrever tudo o que tinha ensinado à volta do "Fogo de Conselho". Assim nasceu o "Escutismo para Rapazes" (in: http://braga.cne-escutismo.pt/).

Para dar conhecimento deste aniversário, foi colocada em Santa Eufémia (bem como em outras freguesias) uma lona comemorativa dos 100 anos de escutismo oferecida pela Junta Regional de Braga.

Segundo informações da direcção do agrupamento 323 de Santa Eufémia (que muito agradecemos a generosidade das informações e disponibilidade), os 100 anos de escutismo também vão, de alguma forma, ser festejados e lembrados durante este ano na nossa freguesia. Para além das actividades habituais, das quais destacamos o Cantar os Reis, Via Sacra ao vivo e o Acampamento de Agrupamento, este ano vai-se realizar mais duas importantes actividades. No mês de Junho dar-se-á bastante importância aos 100 anos de Escutismo com a celebração do 38º aniversário do agrupamento de Santa Eufémia e com o acampamento com os pais e antigos Escuteiros. Nesta actividade pretende-se criar o imaginário sobre os 100 anos de Escutismo. Mas o que irá marcar o agrupamento é o acampamento Nacional de 31 de Julho a 6 de Agosto, com a participação de 6 caminheiros e um dirigente, bem como a participação no Jamboree (Acampamento mundial em Inglaterra) de 27 de Julho a 8 de Agosto com a presença de 6 elementos da terceira secção (pioneiros) e um dirigente.
Para mais informações sobre os 100 de escutismo em Santa Eufémia podem visitar o blog dos caminheiros.

Desejamos desde já boas actividades ao agrupamento 323 de Santa Eufémia.

2 comentários:

Unknown disse...

olá boa noite! em primeiro lugar e em nome da direcção de agrupamento agradeço o interesse que demonstrou em publicar as actividades do centenário. Em segundo lugar quero pedir desculpas e rectificar um pequeno erro quanto á data do acampamento mundial. Pois é de 27 de Julho a 8 de Agosto e não 13 de Agosto como lhe tinha enviado.

PrazinStaff disse...

Rectificação feita. Obrigado.