sábado, julho 14, 2007

Julho - mês das colheitas, mês das obras

O mês de Julho é rico em colheitas: temos as batatas, a cebola, o feijão verde, o tomate, a alface, o pepino, etc...

À parte da agricultura, este mês também irá ficar marcado pelas obras na freguesia. Passado quase dois anos deste mandato, começam a aparecer os primeiros frutos. Aproveitando as férias escolares, estão a ser realizadas obras de melhoramento do recinto da Escola do Primeiro Ciclo de Santa Eufémia.
Por outro lado, tendo em conta que estamos no Verão e também por destoar um pouco do lindo parque de lazer de Barco, foi realizado uma limpeza na margem do rio Ave pertencente a Santa Eufémia, junto à ponte com Barco. Também estão a ser limpos e melhorados alguns caminhos florestais.


São sem dúvida obras importantes, e quando falamos na margem do rio Ave foi por certo uma boa ideia. Este blog até já tinha pensado escrever sobre o assunto, para incentivar de facto ao aproveitamento desse local para o lazer e para banhos de sol. Não questionando de todo a ideia, questionamos sim é a forma. Em jeito de ironia até apetece dizer: "Onde para o Guarda-Rios desta zona?!" Se fosse um particular a limpar a margem do rio do seu terreno da forma como se fez aqui já estaria por certo multado ou enjaulado. Temos que ter em atenção que qualquer modificação mal estudada ou mal calculada do leito do rio pode trazer graves consequências durante o Inverno ou durante uma cheia. Mas também é verdade que não limpar o rio tem as suas consequências.

O blog despede-se desejando boas obras e boas colheitas.

8 comentários:

Anónimo disse...

É só coisas boas em Sta. Eufémia

Anónimo disse...

Isto é de facto viver um presente com boas recordações do passado. Desejo convictamente que não seja apenas um projecto de uma simples limpeza da margem do rio localizada, mas sim, que seja um início para um futuro próspero no sentido de todos poderem usufruirem o que muitos recordam com muita saudade de bons momentos vividos a margem do rio de Santa Eufémia. Espero que exista um projecto e que o mesmo seja apresentado para apreciação de todos, no sentido de se fazerem ou acrescentarem ideais que apreciem maioritariamente toda agente desta freguesia. É apenas a minha honesta opinião. Abraço ao blogue

Anónimo disse...

Muito bom o último comentário...Ao que parece esta dita "limpeza" não foi de toda pacífica. Ridiculo seria, se a junta abandonasse o que iniciou como projecto(se existir???)a seguir a este verão, deverá prosseguir com limpezas continuadas para manter limpo este espaço.Deverão pensarem em plantarem mais árvores. Aprecio estas inciativas...Gozem muito

Anónimo disse...

Projecto? Que projecto? Os projectos são mais ou menos assim: A câmara diz que tem uma máquina caterpilar disponível, a junta toma essa oportunidade e requisita a máquina. Depois reúnem-se para decidirem que caminho desbravar. Neste caso, decidiram, mais ou menos bem, desbravarem a margem do rio. Conhecem o filme "e tudo o vento levou?"... Pois é, no inverno vai ser bonito: E tudo a água levou. Até aquela mesa e cadeiras magníficas. Sim... era preciso muitas mais árvores, muitas mais coisas. Um projecto, um mísero projecto, enfim.

Anónimo disse...

Com ou sem projecto, com ou sem amizade pela junta, o que conta é que a margem seja limpa e que a possamos usufruir de um modo agradavél. De facto quando o inverno chegar e se as chuvas se pronunciarem, é como diz o último comentário "e tudo a água levou", mas os nossos vizinhos fronteiriços "os barquences" tambem eles sofrem do mesmo mal, e não é por isso que quando o inverno passa, eles restabelecem as margens assim como acrescentando sempre mais um pormenor. Uma pergunta: Para reservar a mesa que se encontra debaixo de uma arvore tem de se tirar o ticket de reserva aonde?

PrazinStaff disse...

"E tudo a água levou!"

Pois é, mas a cota da margem do rio do Parque de Barco é bem mais alta e logo com menor perigo de inundação. E mais importante, lá não se arrancaram árvores. Sim, essas preciosas árvores que protegem as margens dos rios e que dão a sombra tão procurada. Eu lá vejo um campo de futebol de areia com caminho para motos, moto-quatros e bicicletas (e também para o rio no Inverno).
E onde está o projecto?
É pena não terem avisado na igreja sobre o "projecto" para discussão publica. Já fizeram avisos da Junta na igreja por coisas menores, como por exemplo, desejar festas felizes a todos (ou quase todos) os paroquianos.

Força com o "projecto e que o mesmo seja apresentado para apreciação de todos, no sentido de se fazerem ou acrescentarem ideais que apreciem maioritariamente toda agente desta freguesia. É apenas a minha honesta opinião."

O blog apoia a Junta, anunciando aqui o projecto para o conhecimento dos leitores.(se a Junta assim o entender claro)

Quanto ao ticket da mesa, penso que é ir cedinho :)

Anónimo disse...

Ah ah ah! Essa do ticket está suprema.

Anónimo disse...

Ticket!!! ir cedinho, upss isto faz-me lembrar uma coisa!!! Já sei, é como ir ao centro de saúde... daqui a nada vamos ver uma fila de gente a querer ocupar todos o mesmo espaço!O melhor e mais fácil é sem dúvida atrevessar a ponte prá outra margem... espero que seja por pouco tempo. Já agora um pequeno conselho para a junta: MEXAM esses rabos a fazerem alguma coisa de jeito e quando digo de "jeito" é começar e acabar, tudo o que fazem é a muito longo prazo e de preferências até quando há eleições...
Boas férias.