terça-feira, novembro 25, 2008

Inimigo Pudico - Deixa ver como fica a ver se pega

A Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com a Junta de freguesia de Sta. Eufémia, seguem modelo "deixa ver como fica para ver se pega" para fazerem arquitectura.

O modelo está ainda em fase experimental mas já não é a primeira vez que está a ser usado. Em que consiste? Consiste em desenhar, neste caso rotundas, não com lápis e esquadro mas sobrepondo objectos sólidos simulando o que se pretende construir. Esta técnica é boa pois permite avaliar a reacção das pessoas a tais estruturas antes de se partir para a construção final. É o chamado "deixa ver como fica, para ver se pega".

A última experiência está a ser feita na rotunda em frente à serração Casto e Filhos.

Está provado que as rotundas são muito mais eficientes e representam um menor custo quando comparadas com o antiquado semáforo, e, a nossa câmara, tendo por base essa análise custo benefício, decidiu então colocar mais uma rotunda lateral na estrada que liga Sta. Eufémia ao mundo. Se olharmos para a descrição que a junta de freguesia faz de Sta. Eufémia na sua página oficial até se compreende porquê o investimento nesta estrutura, para já, de plástico. É que para essa entidade, Sta. Eufémia, entre outras pequenas coisas, "tem boas acessibilidades que possibilitam a passagem para outras freguesias vizinhas e também para a Póvoa de Lanhoso". Grande frase!

Quando questionados se os camiões conseguiriam dobrar aquela rotunda sem a subirem ou sem tocarem no muro do café Sta. Iria, as nossas entidades públicas responderam que a rotunda está a ser testada, para já em plástico, mas que depois, para que não haja dúvida, colocam uma estrutura de betão para os camiões mais ousados se partirem todos contra ela. Depois, quando voltamos a insistir com a mesma pergunta, mas desta vez usando alguns ditos históricos do tipo "olhem que os portugueses também dobraram o cabo Bojador, acham que não irão dobrar essa rotunda?", responderam: "Estivemos a fazer uma análise custo benefício detalhada e chegamos à conclusão que ainda que tenhamos que meter um polícia sinaleiro para ajudar a fazer as manobras naquele local, compensa, quando comparado com o gasto energético que representaria o semáforo". E mais não disse, para não nos fazer comichão, a comissão nomeada para a execução da dita rotunda da Serração, como irá, informalmente, ser baptizada.

24 comentários:

Anónimo disse...

so em santa eufémia uma coisa destas ? e junta nao diz nada
; onde esta a oposiçao;
onde estao as pessoas desta freguesia?
pois o povo desta terra so falta descer as calças ;pois usam e abusam do poder ?

Anónimo disse...

Lol.

A ideia até a boa. Reduz a velociade dos carros... o problema é que os camiões são capazes de não passar à primeira.

Querendo participar na caricatura proposta por este texto, aquela rotunda aparece para dar a prioridade a prazins sto. tirso. Que mal tem? Já lhe demos o resto ;-)

Anónimo disse...

a partir de agora passamos a ser de prazins ,secalhar as coisa melhoram em santa eufémia ,e teremos melhores condiçoes, ja que na terra so se faz algum quando à eleiçoes e o que se faz é limpar as bermas e gastar o alcatrao que à a mais na camara , espero que a nossa terra comece a mudar e que se faça algum
chega de estarmos parados no tempo ; a que dar corda ao relogio
espero que as coisas comecem a mudar

Anónimo disse...

Eu chamo a isto rotundomania. Acho que já teve o tempo áureo em Portugal, mas a Santa Eufémia chega sempre fora do comboio e em tempo de eleições para mostrar cimento fresco. No entanto, não tenho nada contra as rotundas, elas são úteis e uma boa solução em cruzamentos. No entanto isso só é verdade quando são bem feitas. Neste caso estamos perante um caso que isso não acontece:
1. Está deslocada da estrada principal - é uma rotunda lateral como diz o texto - e até parece que a estrada principal passa agora a ser a que vai para Prazins Santo Tirso;
2. Trata-se de um entroncamento com excelentes condições de visibilidade e sem problemas de tráfico (porquê a solução rotunda? Não se percebe!)
3. Acabaram ainda à poucos dias de fazer uma paragem de autocarros em cima da suposta futura rotunda (parece-me mau planeamento)

Neste momento parece-me que esta solução trará acidentes a um local onde não os havia. Neste momento vai da Igreja de Santa Eufémia perde a prioridade, embora a estrutura lateral da rotunda convide a não ligar nenhuma à prioridade. Ainda hoje vi um carro que vinha de S. Tirso que teve que parar no meio da rotunda para ceder a passagem de quem vinha da Igreja, pois ninguém cedeu passagem. Se esse automobilista não parasse teríamos acidente. Claro que tudo vai com o habituar, mas....
Quanto ao facto de permitir uma diminuição da velocidade dos automobilistas numa zona de Escola e Centro Social, igreja, etc, isso não me convence, porque quem quer tem tempo de acelerar na mesma. Se era esse o objectivo, havia outras soluções sem passar pelas barulhentas lombas que não abrandam ninguém. Já ouviram falar em lombas feitas com o próprio alcatrão com cerca de 10-15cm de altura e 0.5m de extensão, muito úteis dentro de localidades em zonas sensíveis? Pois, bem me parece que esta solução muito vista por toda a Europa colhe poucos adeptos em Portugal!

Por último vamos lá ver se não levamos com mais uma rotunda que não lembra nem ao diabo no entroncamento para o Souto da Roda. Aí até que merece uma melhor solução que até pode passar por uma rotunda. Mas a ser rotunda, na minha opinião só se houvesse um acesso directo para o Monte das Cruzes, o que permitiria puxar a rotunda para o centro da estrada principal. Se não for assim esqueçam, deixem como está, que fica melhor, e vão mas é traballhharrrr!

Anónimo disse...

Boa. Excelente comentário e visão da coisa. O último, claro.

Falou-se há algum tempo, aqui neste espaço, acho, que a junta de freguesia gastou 25.000 euros num projecto para essa rotunda do barrado. Gatou 25.000 e agora coloca mais uma bonecada na nossa estrada porque, provavelmente, não tem dinheiro nem "poder" para usar do terreno que naquele esapço ainda dispõe para fazer uma rotunda de jeito.
Sim... isso era uma excelente ideia, fazer um acesso daí ao monte das cruzes.

A ver onde isto irá parar. A um bom lugar não será com toda a certeza.

Anónimo disse...

Na Junta de Freguesia de Santa Eufémia não há competência, e a prova evidente são as rotundas de plástico que estão colocadas junto á Serração Castro & Filhos e junto ao Barrado. Isto é um desclabro.
Será que a Presidente da Junta quer passar a pertencer a Santo Tirso? Pois como já disseram a rotunda plastificada da serração faz com que a estrada principal vá para Santo Tirso. E a do Barrado que jeito tem, pois quem vem da Lage não tem jeito nenhum aquela rotunda.
O que é de lamentar é que os habitantes de Sabta Eufémia, comem e calam, pois não são capazes de dizer nada e deixam seguir as obras mal feitas. Já agora, quem está a pagar o muro que está a ser feito na Subida?
Será que é a Junta?
E os outros que são precisos fazer? Não tem direito?
Habitantes de Santa Eufémia abram os olhos pois não só os têem fechados como também estão vendados e demora mais tempo a ver o que está errado.

Anónimo disse...

Também não exageremos.
Que eu saiba, o muro que estão a fazer na Subida não está a ser pago pela Junta. Era o que mais faltava.
É pena é nem sequer cederem um centímetro de terreno. O muro está tão aprumado que o dono até deve estar a ganhar terreno lá no alto :)
Ficou um pouco melhor pelo menos a entrada para o Monte das Cruzes.

A rotunda do Barrado eu acho que aquilo não vai ser rotunda obrigatória para os que vem de Souto São Salvador, pois não tem jeito nenhum. Só se alguém tiver sem lucidez é que faz ali uma rotunda sem condições nenhumas.

Anónimo disse...

lucidez é o que falta ao povo desta terra

Anónimo disse...

Santa Eufémia realmente dá que falar, mas é bom sinal. Sinal de desenvolvimento, gente atenta ao que se passa na sua terra e é com as criticas que se melhoram as coisas( ou deveria ser). Mas parece que não é em Santa Eufémia e em lugar nenhum, porque ninguem aceita opinioes dos outros mesmo que estejam errados e num conjunto de ideias que algo se faz.Em relação às rotundas vejam o que estam a fazer antes de concretizar o projecto

Anónimo disse...

Qualquer pessoa que tenha que passar diariamente numa estrada ficará naturalmente atenta ao buracos e empecilhos que lá se possam fazer.

Anónimo disse...

Como utilizador diária da estrada que sere de tema a este tópico devo dizer que, a meu ver, a "rotunda plastificada da serração" é um engana meninos para mostrar obra (convêm, porque em 2009 a cadeira pode rodar). Não considero lógico nem de bom senso fazer uma rotunda num lugar onde não se justifica: boa visibilidade, fácil percepção, sem grandes registos de acidentes,.... A meu ver incompreensível! Esta rotunda deve estar a ser ensaiada para ver se a questão do "já agora" pega, ou seja, reabilita-se a estrada (que envergonhava qualquer habitante da freguesia), ensaia-se a rotunda do barrado e, já agora, vamos ensaiar a rotunda na serração a ver se pega! Para os que andam com os olhos fechados isto é uma grande obra: dinheiro investido sem fundamento (como mts das outras obras que a nossa junta aprova - a lembrar: alcatroar estradas sem saída e com acesso quase restrito). Infelizmente, é o poder que temos.

Anónimo disse...

bem dito e bem visto; onde anda a oposiçao ou seja o PSD ,ou so se mostra no tempo das eleiçoes

Anónimo disse...

Só mais uma deixa à cerca deste assunto. Isto aconteceu comigo e foi verdade: No outro dia trouxe uma pessoa a minha casa, que raramente passa nesta estrada, e quando viu a dita rotunda da Serração disse: "O que é isto??!!! Que estupidez! Uma rotunda aqui? Nunca outra vi! Qual é o objectivo?!" E devo dizer que nunca tinha falado do assunto com a pessoa e nem puxei pelo assunto. Os comentários foram espontâneos, e por uma pessoa de fora.

Anónimo disse...

Ah ah ah!

Esse comentário foi motivado pela cor da rotunda, vermelha e branca, se fosse azul e branca ninguém reparava ;-).

Agora a sério: Preocupa-me aquela rotunda pelo facto de que irá provocar acidentes. Quem vem de Sta. Eufémia não repara que não tem a prioridade e segue em frente à velocidade normal. Já me aconteceu a mim que passo lá muitas vezes. Pior do que a chapa amolgada será o facto de que mesmo ali à mão de semear está uma paragem de autocarros com os passageiros em risco.

Anónimo disse...

Parece que o bom censo deixou mesmo de existir na freguesia... afinal não era somente um ensaio, as obras já demonstram que é realidade. Uma realidade perigosa, que só quem não passa no local todos os dias é que não se apercebe.
A juntar a esta está uma outra realidade perigosa: rotunda do barrado. Não estará ela muito em cima da curva?
É por estas e por outras que as coisas acontecem. O civismo dos condutores não é suficiente quando se cometem verdadeiros "crimes" na concepção das estradas!

Anónimo disse...

Realmente, se dependesse dos comentadores e dos autores deste blog que só sabem criticar e não agir, Sta Eufémia seria uma "terrinha" ao abandono, como st tirso...
Meus "amigos" vão á assembleia da junta e reclamem se acham que têm razão e deixem de reclamar aos "defensores dos pobres e oprimidos" dos blogs.....
Se não se faz, é porque isto tá tudo parado, se se faz, é porque tá mal, ganhem alguns respeito por aqueles que fazem alguma coisa em vosso beneficio e por vezes perdem tempo e dinheiro com isso, ao contrario de que alguns pensam, não é povinho????
E aqueles que dizem que se fossemos "prazins", na qual se devem estar a referir a Sto Tirso, que vão morar para lá porque tem muito monte para construir e que eu saiba não é zona protegida e devem ser baratos, para alem disso têm um centro de freguesia fantástico (muito bom mesmo), e um centro social dos melhores do concelho (ah.. não tem, foi engano meu), todos este conjunto de razões inclui-se a ignorância do seu povo que se encaixa perfeitamente com a vossa..

Cumprimentos

Anónimo disse...

Gostei do último comentário porque, apesar de anónimo, deixa, por um lado, bem claro a que trupe pertence, por outro, prova mais uma vez a arrogância com que esta gente se entretém.
Vejamos:
1 “ganhem respeito por aqueles que fazem alguma coisa em vosso benefício (caro amigo, se escrever beneficio sem acento no I terá que acentuar a palavra no “cio”, passando o senhor a ser quem beneficia das coisas que faz. Já viu? Por não saber escrever tornou a frase que queria arremessar aos outros num tiro contra si.) e por vezes perdem tempo e dinheiro com isso...”
A estupidez não tem preço. A perda de dinheiro não lhe dá direito a fazer disparates e a criar as aberrações que tem criado na nossa aldeia. Nunca se esqueça disso… Nem pagando pode danificar o bem público. Quer dizer, porque perco dinheiro, posso exteriorizar a minha estupidez. Não… vá ser estúpido, pagando ou não, perdendo dinheiro ou não, lá fora!
2 “todos este conjunto de razões (um conjunto é um todo; dois conjuntos são 2 todos. Assim, todo este conjunto de razões seria mais apropriado, não?) inclui-se a ignorância do seu povo”. Mais uma vez o responsável pelo comentário anterior julga-se mais que o resto do mundo, neste caso, mais do que o povo de Prazins sto. Tirso a quem chama de ignorante. Nem sei como hei-de comentar esta parte. Sabe, cada ser humano é uma perplexidade de experiências e de emoções, não há níveis, há individualidades, cada uma válida, cada uma rica, porque única. Vá apanhar batatas porque de rotundas o senhor(a) não entende patavina.
3 “Meus "amigos" vão á assembleia da junta e reclamem se acham que têm razão e deixem de reclamar aos "defensores dos pobres e oprimidos" dos blogs...”
Os blogues, bem como toda a tecnologia do nosso tempo, representam a democratização das oportunidades que o senhor (quase de certeza que é socialista não sabendo muito bem o que o socialismo representa) apregoa aos quatro ventos em tempos de eleições. Os blogues em Sta. Eufémia, que eu saiba, apenas informam (este) ou dão ideias (eufemiavirtual.blogspot.com). Não veja os blogues como uma ameaça ao seu tacho. Ninguém lhe quer roubar o tacho ou a pensão. Fique descansado. Os blogues não defendem ninguém e ao contrário do estado que lhe paga os erros (e as rotundas fora de mão) não pretendem ser a santa casa da misericórdia. Os blogues são a única forma que temos de mostrar que em Sta. Eufémia também vive gente.
Ponha a sua vaidade (o problema deve estar no seu espelho do quarto) de parte. Vá lá, seja positivo ou vá apanhar batatas!

Anónimo disse...

Muito bom!!! Temos aqui um aqui armado em Camões... Quanto á "trupe" de que está a falar deve ser a sua...
Quanto ao beneficio( com acento no "i"), percebeste bem o recado apesar do percalço...
E quanto á identidade de que estas a referir, estas muito enganado(a), porque se existem pessoas que só sabem criticar, em vez de agir, existem também aqueles que sabem ver a realidade como ela é.. É verdade que nem tudo que se faz é perfeito, mas também não é como alguns pensam, único e exclusivamente para prejudicar o povinho...

Cumprimentos ao de cima

Anónimo disse...

Tudo bem.
Se reparares bem no que escreveste vais ver que tenho razão nos três pontos mencionados:

1 Mais vale não fazer do que fazer mal (é que é lixado desfazer betão, sabes?);

2 Chamas o povo de Prazins Sto. Tirso de ignorante o que está completamente errado... Aqui até desculpo a tua ignorância. Não desculpo a essa tremenda arrogância;

3 Os blogues não defendem ninguém apresentam notícias e ideias. Mostra-me um texto que seja neste blogue uma tomada de posição ou uma defesa de alguém? Eu não li o blogue todo mas, pelo que li, estou certo de que tal texto não existe.

Cumprimentos (cumprimentos é uma palavra bonita para encerrar qualquer ofício)

Anónimo disse...

Desfazer betão?? Eu não sei se é lixado, ou não , não sou da área, nem estou a perceber o contexto...
Tudo bem que foi um exagero chamar de ignorantes pela sua freguesia, porque ignorantes existem em todo lado, certo?
Eu não sou contra os blogues, pelo contrario ate tenho um, que pelos vistos tem mais utilidade do que este..
E essa dos ofícios, também é boa, mas continuo a dizer que não sou a identidade que estas a tentar supor...

Mais uma vez,
Cumprimentos

Anónimo disse...

Tens um? Deve ser bonito, deve.

Anónimo disse...

Não vamos entrar em picardias. Como é óbvio não vou revelar o qual o endereço, não necessito de publicidade, mas se fores ao google, depois de algumas pesquisas chegas lá..Mas garanto-te que fala de assuntos mais interessantes do que fazer ao correio que nos chega a casa, não desfazendo esse tema, porque a reciclagem é um aspecto muito importante e a ter em conta hoje em dia.

Cumprimentos (sem ofícios)

Anónimo disse...

Sobre reciclagem? Muito bem. Seja bem aparecido.

Anónimo disse...

Poderá ser encontrado entre vários "posts", mas deixo-te aqui uma "tag", tecnologia.
Mas nada tem haver com planos tecnológicos, nem com "simplexes"...;)