quarta-feira, novembro 12, 2008

Jantar de Magusto para beneficência do Centro Social

O Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro organiza este Sábado (dia 15 de Novembro) um jantar Magusto de beneficência para o Centro para ajudar na compra de uma veículo próprio para o transporte de pessoas com dificuldades de locomoção (pessoas em cadeira de rodas).
Além de desfrutar de um jantar na companhia de amigos, ajuda ainda quem mais precisa.
Fica aqui o convite


Noticia em O COMÉRCIO DE GUIMARÃES, Ano 125 – Edição Nº 8.497, página 12, de 18 de Novembro de 2008:

Centro Social de Santa Eufémia precisa de uma carrinha

Angariar fundos

O Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro, em Prazins Santa Eufémia, está a angariar fundos para a aquisição de uma carrinha para o transporte de utentes com dificuldades de mobilidade.

No próximo sábado vai decorrer um jantar nas instalações do Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro. As receitas angariadas vão reverter para a compra de uma carrinha para transporte dos utentes da instituição. Em declarações a’O COMÉRCIO DE GUIMARÃES a Presidente da Direcção do Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro explica que “esta carrinha tem muita importância, nomeadamente para o transporte dos idosos com mobilidade reduzida, ou mesmo que se fazem transportar em cadeira de rodas. Nós não temos esse meio de transporte e temos que recorrer aos Bombeiros, o que acontece é que os Soldados da Paz tem imenso trabalho, e muitas vezes o transporte dos utentes é dificultado”. Nesta altura a Direcção daquele Centro não tem um orçamento actual do valor da viatura, mas o orçamento anterior apontava para os 30 mil euros. Segundo Elvira Fertuzinhos nesta altura o Centro Social tem “três utentes em cadeira de rodas, duas utentes já desistiram, precisamente devido à dificuldade de transporte”. Aquando das comemorações do 1º aniversário da Instituição, os responsáveis já manifestaram a preocupação “as duas carrinhas que temos foram oferecidas por empresas. Uma das viaturas é de nove lugares e a outra é de dois lugares que está a ser usada para o apoio ao domicilio. Na visita do Srº Ministro já manifestamos essa preocupação entre outras”. O dinheiro que está a ser angariado vai ser aplicado na compra de uma carrinha nova.
O jantar marcado para Sábado, insere-se num conjunto de actividades que a Direcção do Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro está a desenvolver “já é o terceiro jantar que estamos a organizar”. Recorde-se que a Direcção do Centro teve que contrair um empréstimo, já que a construção daquela obra orçou nos 350 mil euros. Apesar de estar localizada em Prazins Santa Eufémia, o Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro foi construído para colmatar carências de algumas freguesias vizinhas. O Centro de Dia tem capacidade para acolher 32 idosos e neste momento a ocupação está em 22, o Apoio ao domicilio pode abranger 20 idosos, estando nesta altura a ser contempladas 17 pessoas. “É uma obra que se impõe pelo envelhecimento da população e, ao mesmo tempo, como apoio às famílias que precisam de trabalhar e não tem onde colocar os seus idosos”. Já no que respeita ao Jardim de infância e à creche está a acolher 60 crianças, dos 4 meses até aos 4 anos.

Por Fátima Cerqueira

2 comentários:

Anónimo disse...

qual o preço , a onde a inscriçao o centro pode indicar pois nos pessoas e o blog nao podemos adivinhar estas coisa . Depois as instituiçoes da terra dizem que as pessoas nao participam , é normal as noticias chegam sempre uma semana antes . A que prevenir com tempo ,para as pessoas poderem aderir
E um bem haja a este blog ,pois so ele para nos informar e as pessoas que nele trabalham que o senhor os abençoe e o meu obrigada pelo trabalho feito

Anónimo disse...

Sim, qual a ementa? onde se inscrever? quando começa? Podem participar pessoas de fora da freguesia? etc.
Obrigado por nos manter actualizados.