terça-feira, janeiro 02, 2007

Limpeza da igreja - que solução?

Neste novo ano de 2007 surge um problema para solucionar na paróquia de Prazins Santa Eufémia. O sistema de limpeza da igreja por rotação de lugares parece não estar a funcionar.

Está-se a pensar em novas estratégias para este problema. Já existem algumas em cima da mesa. O que fazer? Qual escolher?

1. Continuar com o sistema em uso, o qual todos os meses há uma rotação entre lugares da freguesia. Este sistema parece não estar a funcionar como o desejado, uma vez que são poucos e sempre os mesmos que aparecem para a limpeza semanal.

2. Utilizar um sistema de rotação semanal por famílias, no qual todas as semanas haveria uma família da freguesia diferente que efectuaria as limpezas na igreja e anexos. Se todas as famílias aderissem e tendo em conta o número destas na freguesia, cada família limparia a igreja em média uma vez a cada 3 anos.

3. Utilizar um sistema de quotas e entregar o serviço a terceiros. Todas as famílias daríam uma quota anual para a igreja para pagar a limpeza que seria adjudicada a uma empresa, pessoa ou conjunto de pessoas .

O que acham destas soluções? Têm mais alguma?
Participe no blog e deixe a sua opinião ou solução.

Antes de terminar, deixa-se aqui uma sugestão:
Nestes últimos dias a igreja tem estado bastante húmida um pouco devido ao tempo que se fazia sentir na freguesia. Pensamos, no entanto, não ter sido a única explicação. A igreja encontra-se extremamente fechada, não havendo janelas abertas para arejar as limpezas efectuadas na igreja ao sábado. Estes dois factores juntamente com o tempo húmido culminaram com a situação observada neste último fim-de-semana. Se se preferir continuar com as janelas fechadas da igreja, uma solução seria adquirir um desumificador, solução esta em princípio mais barata do que restaurar pinturas de paredes e tectos da igreja.

Participem

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem apanhado. A igreja húmida e as pessoas com aquele catarrozinho irritante e à flor da pele transformam uma missa numa décima quinta sinfonia mas sem harmonia alguma. Eu voto nos desumidificadores e na abertura da igreja aos sábados à tarde.

Em relação à limpeza da igreja... O que pode ser definido como uma família legível para a limpeza da igreja? Não me parece que um família constituída pelos: Homem; Mulher e um filho de 6 anos possa ser considerada família para limpeza de um edifício como a igreja. Um agregado como esse passaria a semana toda a limpar a igreja.

Eu voto na alternativa das quotas. E entregar a limpeza a alguém é gerar mais trabalho e mais impostos, espera-se. E aqui sim, um agregado de 3 pessoas passaria neste caso a ser legível como uma família a contribuir para a limpeza da igreja.