sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Prazins Santa Eufémia, onde fica?

Prazins Santa Eufémia, onde fica?
Boa pergunta! Claro que todos os cidadãos de Santa Eufémia e de freguesias vizinhas sabem onde a nossa freguesia fica. Mas, e as outras pessoas? A não ser que tenham um veículo equipado com GPS, será difícil de a encontrar com a falta de sinalização existente nas estradas e entroncamentos. Ora então vejamos.

Desde que se fez a rotunda na vila de Ponte, a placa que aí existia com a indicação para Prazins Santa Eufémia desapareceu. Passado um ano ainda não procederam à colocação de uma nova placa. Será que a Junta de Freguesia já desenvolveu todos os esforços para a realização de tal acto? De quem é a responsabilidade da colocação da placa? Da Câmara de Guimarães? Do Instituto de Estradas de Portugal? Além do mais, ainda não há muito tempo andaram a colocar novas placas na estrada nacional e parece que se esqueceram de nós! Por exemplo, na rotunda do Lidl, ficou tudo muito bem sinalizado. Se calhar, mais vale fazer como muitas entidades estão a fazer, que é colocar placas ilegalmente (pensamos nós de que!) no cruzamento. Já repararam no crescimento do número de placas que aparece de mês para mês? Aqui fica uma foto para demonstração. Não há dúvida que, só com este caso, ficam aqui muitas perguntas que toda a gente gostava de ser esclarecido.

Uma injustiça mais antiga refere-se à rotunda situada em Souto São Salvador.Não é que dentro desta mesma freguesia, encontra-se virada para Santa Eufémia uma placa a dizer “Souto (S. Salvador)” (ver foto). A rotunda já está situada em Souto. Se esta placa tivesse virada para o outro lado e a dizer “Souto (S. Salvador) – Igreja”, aceitava-se bem. Mas pior do que a presença desta placa (pois ela deve estar lá colocada pois a junta de freguesia é na verdade para aquele lado), é não conter uma placa a dizer “Prazins Santa Eufémia 2 km”, pois fica logo ali ao lado. Seria importante a Junta de Freguesia importar-se com estas pequenas coisas, que na verdade são pequenas mas importantes, pois dá a ideia de Prazins Santa Eufémia ser irrelevante para o concelho de Guimarães.

Por último, e não menos importante: E onde ficam as fronteiras da nossa freguesia? Um assunto bastante delicado para a nossa freguesia, basta lembrarmo-nos do passado! E a este respeito, até mesmo após a ponte do rio Ave, onde não há dúvidas onde começa Santa Eufémia, não existe nenhuma placa a dizer: Bem-vindo a Prazins Santa Eufémia. Mas o maior problema é sem dúvida a colocação das placas na principal estrada que atravessa a freguesia (ver fotos). Não estará na altura de resolver o problema? Que tal reunirem todas as freguesias em questão, e em conjunto com a Câmara de Guimarães, tentarem solucionar o problema. Não haverá documentos antigos referentes à divisão e fronteiras da freguesia, os quais se possam consultar?

Desculpem pelo extenso texto aqui exposto, recheado de questões e dúvidas. Mas, não acham um assunto interessante e que se podia solucionar? Ficam aqui bastantes questões as quais gostaríamos, se possível, o esclarecimento e o parecer da Junta de Freguesia. E porque não no blog de Prazins Santa Eufémia! Fica o desafio.

3 comentários:

Anónimo disse...

Por que é que o blogueiros não falam da festa de reis organizada pelo centro social, só sabem dizer mal.Primeiro, falo da festa do menino, andam as pessoas com trabalho a organizar a festa para serem criticadas, porque se nao houver fogode artificio não á festa meus amigos, o povo da freguesia dá o dinheiro principalmente para o fogo. Em Segundo lugar falo de estarem constantemente a enviar indirectas á junta de freguesia. A freguesia pode-se orgulhar de ter um dos melhores centros sociais do concelho de guimarães. Em terceiro e ultimo, acho um tremenda falta de gosto voces darem enfase a uma "parolice", da bota colocada num poste de electricidade, isso nao quer diz tudo, mas já revela alguma coisa em relação aos autores do blog. Cumprimentos

Anónimo disse...

Boa tarde

Muito obrigado pelo seu comentário. Na realidade tem toda a razão. Foi uma falha enorme não colocar nenhuma notícia sobre a festa de Reis organizada pelo Centro Social de S. Eufémia. Na verdade, estava nos nossos planos, mas talvez por tudo ter corrido bem aliado a alguma falta de tempo de nossa parte, acabamos por esquecer.

Tratou-se de uma actividade interessante, realizada no Centro Social, em que participaram mais de 10 grupos (alguns dos quais de S. Eufémia) que cantaram as reizadas para uma grande afluência de público. É de certo uma actividade de louvar e que deve ser continuada no futuro. Houve também no final um comes-e-bebes com vinho verde, broa e chouriço.

Mas lembro mais uma vez, que qualquer pessoa pode participar neste blog com notícias ou outras contribuições. Basta mandarem a notícia para o e-mail que nós publicamos. Fácil é criticar as notícias aqui expostas. E como é óbvio o que aqui fica exposto é a opinião do PrazinStaff, ou de outras pessoas que contribuam. É apenas uma opinião, pode haver outras, daí estarmos abertos a elas. Comentem no blog ou enviem para o e-mail as vossas ideias. Se apenas criticarem de uma forma destrutiva o que aqui é exposto, o blog acaba por perder interesse e parecer que é uma ameaça aos cidadãos de Prazins Santa Eufémia.

Por exemplo, alguma pessoa podia ter enviado a notícia da festa dos Reis para o blog que ela seria publicada. Até podiam enviar fotos se as houvesse. Que tal!

Quanto às indirectas para a junta de freguesia têm o objectivo de despertar os seus órgãos para o que consideramos alguns problemas. Visa também lançar um fórum de discussão sobre um assunto. Se não entendem não podemos fazer mais nada para o esclarecer (já nos começa a faltar argumentos)!

Quanto à “parolice” da bota no poste, colocámo-lo por ser engraçado. Mas parece que há pessoas que não têm sentido de humor e são cegas quanto à sua cor partidária, seja ela qual for. Deve tratar-se por certo de pessoas infelizes com a vida.

PrazinStaff

Anónimo disse...

Boas, Gostei do que li por parte do PrazinStaff, muito bem respondido. Parabens ao PrazinStaff pelo empenho e pela constante (dentro do possivel, porque penso que não recebem por fazerem isto) actualização do blog. É certo que todos cometemos falhas e esquecimentos e quem se está a queixar em relação à falha de não comentar nada em relação à festa de reis organizada e bem pelo Centro Social não se pode esquecer das promessas eleitorais feitas ano após ano. É claro que lá vão comentar que é mais uma indirecta para a junta (ou directa), mas..... meus amigos é isto a democracia, e quem não sabe e não aguenta com criticas, oposições e opiniões diferentes às deles...... eu só digo uma coisa, O QUE É QUE ANDAM A FAZER NA POLÍTICA!!!!!!!!

Cumprimentos, e continuem com o excelente blog.

Ass.: Cidadão de Santa Eufémia sem COR PARTIDÁRIA!!!!!!