quinta-feira, agosto 03, 2006

Rio Ave – Velho Amigo

Depois de nesta semana sair um artigo de opinião de Sérgio Firmino Mendes (membro da Assembleia Municipal de Guimarães pela CDU) no jornal “O Comércio de Guimarães” (Ano 122, Edição nº 8.383) senti a necessidade de deixar alguns pensamentos sobre o nosso velho amigo – o rio Ave.

Para começar nada melhor que alguns enxertos do dito artigo:
“Na Bacia Hidrográfica do Rio Ave, os cursos de água apresentam, de um modo geral, uma situação clara de degradação ambiental, com graves perturbações tanto a nível físico-químico como biológico.”, …
“..., mesmo depois das ETAR’s, os valores observados nas amostras recolhidas nas 20 estações de amostragem de qualidade excedem os máximos legais previstos nos vários anos hidrológicos observados.”, ….
“Esperemos que:
a) se garante um serviço de qualidade no que se refere ao abatecimento de água pública e saneamento, a custos controlados, permitindo a fixação de tarifas socialmente aceites;
b) se despolua as bacias hidrográficas do sistema; …..;
f) se promova o turismo em Guimarães;
g) todos os parasitas do PSD repensem a sua actuação inócua e inconsequente na cidade de Guimarães, vendam as suas gravatas, botões de punho dourado e façam alguma coisa pelo país e por eles próprios.”
E por último: “PS – Depois da última reunião da Câmara, onde estive presente, constatei afinal, que o ‘odioso’, o ‘parvum’ e o ‘mesquinho’ estão mui bem presentes naquela forma abjecta e irracional de fazer política.”

Pois é, assim vão os nossos políticos de segunda e terceira categoria, que a única coisa que sabem fazer é ser políticos de má qualidade. Porque será? Cá me parece que, salvo raras excepções, o sistema político é pouco atractivo para os “cérebros” portugueses e para os que “trabalham”. Assim, dá-se lugar aos “restos” e aos “jobs for the boys”. Será pelo pensamento mesquinho que existe na política?
E quem paga a factura? São os portugueses, e neste caso também o Rio Ave – o nosso velho amigo.

Já lá vai o tempo, em que junto à ponte do Rio Ave, entre Santa Eufémia e Barco, se juntava uma centena de pessoas no Verão, em banhos no rio. Já lá vai o tempo em que a praia fluvial das Taipas era frequentada por centenas de vimaranenses. Os políticos prometem mas não cumprem! Não dá para mais, ficam pelas palavras e pelos maus actos.

E Prazins Santa Eufémia, que tem a riqueza de estar situado ao largo do Rio Ave, o que faz? Nada, absolutamente nada! Pior, vira-lhe as costas. Assim se faz política por cá.

Acho que fazia bem pegar em muitos políticos do concelho de Guimarães, colocá-los num autocarro e fazer uma pequena viagem. Não é preciso ir muito longe. Basta ir ao rio Cávado, entre Braga e Vila Verde e mostrar como se aproveita a riqueza de um rio. Tiramos-lhes a venda preta, que sempre carregam, e mostramos uma mão cheia de praias fluviais frequentadas por centenas de pessoas e ladeada por espaços verdes e de lazer.

Rio Ave, porque ganhastes tantos inimigos?

Esperemos melhores dias,

Webmaster do PrazinStaff


PrazinStaff aproveita a ocasião e deseja umas boas férias a todos os conterrâneos e imigrantes de Prazins Santa Eufémia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boas,

Infelizmente, é como dizes... " Rio Ave, porque ganhastes tantos inimigos?"

O pior de tudo isto é que na nossa terra nada se faz para inverter este triste final do nosso velho amigo....

Vejamo spor exemplo do lado dos nossos vizinhos de Baraco, criaram um excelente espaço na sua margem do rioa Ave, talvez não seja o mais apetecivel ou o ideal... mas pelo menos estão a trabalhar nisso, e do nosso lado??? NADA!!!!!! porque é que a nossa junta não se junta à junta de Barco e em conjunto poderiam criar um projecto que envolva as 2 margens com espaços de lazer, praias fluviais, etc.... o exemplo do rio Cavado, é um excelente exemplo e não é assim tão longe...

Aconselho seriamente a nossa junta a fazer uma visita a esse rio e a pensar em fazer algo pelo nosso Velho amigo Rio Ave, ou então, daqui a poucos anos teremos um rio ( ou deverei dizer ESGOTO) no estado deplorável que este se encontra apartir das caldas das taipas.....

Mão à obra e façam trabalho..... o que não têm feito nos ultimos anos, e a prova está na entrevista com a nossa presidente de junta ao jornal Classificados...... Ainda não leram??? deêm uma olhada e vejam com os vossos olhos a resposta quando a pergunta é sobre o trabalho realizado pela junta nestes mandatos todos.......

Um abraço,
AC

Anónimo disse...

Boa tarde,
Concordo completamente com o nosso colega AC, mas já agora o que é que a presidente respondeu em relação ao trabalho efectuado nestes mandatos?? Nada certamente... mas já agora conta para eu me rir...