terça-feira, novembro 03, 2009

Segurança na estrada municipal n.º 583

É com elevado pesar que os conterrâneos de Prazins Santa Eufémia assistiram a mais uma morte trágica por atropelamento à quase duas semanas atrás na estrada municipal n.º 583 que atravessa a freguesia. Ainda por cima numa passadeira.

O blog PrazinSEufémia já tinha chamado a atenção para a falta de segurança para os peões nesta estrada depois de efectuada a sua repavimentação e tendo em conta os aceleras que transitam nela.

Agora depois do infortúnio é bem capaz de se fazer alguma coisa, como por exemplo colocar lombas. No entanto, chamamos a atenção para o seguinte: se as devidas correcções a efectuarem forem umas simples lombas de plástico aparafusadas que apenas servem para fazer barulho e não abrandam ninguém, não vale a pena. Ainda por cima essas lombas passado uns dias já estarão partidas/desaparafusadas/vandalizadas...

Colocar os automobilistas a cumprir a velocidade máxima permitida nesta estrada (40 ou 50 Km/h) só se consegue fazendo o que se faz por essa Europa fora em estradas dentro de localidades (como é a nossa). Muito raramente se vê e aplica em Portugal, talvez por falta de civismo e cultura das entidades responsáveis. E qual é essa então a solução, que do ponto de vista deste blog é a mais indicada? É simplesmente fazer as passadeiras elevadas relativamente ao piso da estrada cerca de 10 a 15 cm, funcionando então a passadeira ela própria como uma lomba. As vantagens são muitas: os automobilistas tem que passar pela passadeira no máximo de uma velocidade entre 30 a 40 km/h (ou de outra forma danificam o veículo); este tipo de lomba não causa barulhos inconvenientes; deixa de haver aceleras nesta estrada bem como corridas de velocidade que frequentemente acontecem durante a noite; e por último, mas a mais importante, deixa de haver atropelamentos em passadeiras como este que infelizmente aconteceu.

Lombas deste género também seriam importantes em pontos críticos da estrada e onde frequentemente acontecem acidentes como no entroncamento do Barrado, na Lage e na Casa Nova.

Haja coragem pelas entidades competentes!

Fica aqui a sugestão do PrazinStaff

4 comentários:

Anónimo disse...

vota P.S.

Sempre disse...

Vota Pê, Ass.

Anónimo disse...

esta situação aconteceu à precisamente 15 dias... Já foi tomada alguma medida?!?!? Estaremos à espera de nova fatalidade?!?!?!

Anónimo1 disse...

Ó "Sempre" estas a revelar a tua verdadeira "faceta"...