sábado, novembro 14, 2009

Dom Manuel Monteiro de Castro passou a Secretário do Colégio dos Cardeais

Num espaço curto de tempo, o Exmo. Dom Manuel Monteiro de Castro torna a subir de posto na hierarquia da Igreja, e passa de secretário da Congregação dos Bispos para Secretário do Colégio dos Cardeais. A todos nos honra este seu percurso de vida, e levando o nome da nossa terra a todo o mundo.

Ficam aqui algumas notícas transcritas da imprensa.

In Agencia Ecclesia:

Presidente saúda D. Monteiro de Castro

Cavaco Silva considera que nomeação como Secretário do Colégio dos Cardeais é prova do apreço do Papa

O Presidente da República Portuguesa felicitou esta Quinta-feira o Arcebispo Manuel Monteiro de Castro pela sua nomeação como secretário do Colégio dos Cardeais, considerando tratar-se de uma "prova de distinção e apreço" do Papa Bento XVI.

"Por ocasião da vossa nomeação como Secretário do Colégio dos Cardeais, permita-me, Senhor Arcebispo Dom Manuel Monteiro de Castro, que apresente as minhas mais respeitosas felicitações por essa prova de distinção e apreço de Sua Santidade o Papa Bento XVI", refere Aníbal Cavaco Silva, numa mensagem publicada no site oficial da presidência.

D. Manuel Monteiro de Castro, actual secretário da Congregação para os Bispos, foi nomeado Quarta-feira por Bento XVI como secretário do colégio cardinalício, que reúne todos os Cardeais da Igreja Católica.

O colégio cardinalício é uma espécie de “Senado” que colabora com o Papa nas questões mais importantes para a Igreja Católica. Na sua constituição estão representados os cinco Continentes e dezenas de países, incluindo dois Cardeais portugueses.

Como secretário, o Arcebispo português será um dos primeiros a ser chamado após a eleição do Papa, num eventual conclave, e testemunhará o momento em que este aceitar a eleição e escolher o nome pelo qual quer ser chamado.

Para o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Pe. Manuel Morujão, esta é “uma notícia feliz, pois mostra a grande confiança que a Santa Sé tem em D. Manuel Monteiro de Castro, a ponto de o nomear para tão alto cargo, acumulando com outra importante responsabilidade, como Secretário para a Congregação dos Bispos”.

“É uma nomeação que o honra, mas também nos honra a todos nós, membros da Igreja em Portugal, onde D. Manuel tem as suas raízes, que preza e estima com frequentes visitas”, refere à Agência ECCLESIA.


In Guimarães Digital & O Comercio de Guimarães (ano 126 - edição nº 8545 de 28.10.2009):

D. Manuel Monteiro de Castro nomeado Secretário do Colégio dos Cardeais


No dia 21 de Outubro de 2009, o bispo português D. Manuel Monteiro de Castro foi nomeado Secretário do Colégio dos Cardeais, função que, após o conclave, o torna no primeiro cidadão a conhecer o nome do Papa eleito.

O bispo português D. Manuel Monteiro de Castro foi nomeado pelo Papa Bento XVI. O Colégio dos Cardeais reúne todos os cardeais da Igreja Católica e é uma das instituições mais importantes do Vaticano. É um órgão de consulta que colabora com o Papa nos assuntos considerados mais importantes para a Igreja Católica.

D. Manuel Monteiro de Castro é o actual secretário da Congregação para os Bispos, cargo que o levou de Madrid, onde exercia as funções de Núncio de Espanha e Andorra, para Roma. Com as novas funções, D. Manuel Monteiro de Castro assume um papel relevante na preparação da eleição de um novo Papa. Será ele, como secretário, que, após o conclave de eleição do novo Papa, testemunhará o momento em que o escolhido aceita o resultado da eleição e escolhe o nome pelo qual quer ser chamado.

Natural da freguesia vimaranense de Prazins Santa Eufémia, o bispo de 71 anos deixou Portugal em 1961 para exercer funções na diplomacia do Vaticano.

D. Manuel Monteiro de Castro sucede no novo cargo a D. Francisco Monterisi.

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, Manuel Morujão, congratulou-se com a nomeação de D. Manuel Monteiro de Castro, descrevendo-o como um “prelado que se dedicou a uma carreira diplomática, desempenhando bem as funções de Núncio Apostólico em Espanha, que deixou para ocupar o cargo de secretário da Congregação dos Bispos em Roma”.

6 comentários:

Anónimo disse...

para quando uma medalha para este homem?

Anónimo1 disse...

Medalha de quem? e para quê?
Vão aos sites das respectivas noticias e observem onde aparece o nome da nossa freguesia..
Não aparece? Porque será?
Preocupam-se mais algumas pessoas, que não têm mais nenhuma ideia do que atribuírem medalhas, do que o próprio D. Manuel.
Vão trabalhar...

Anónimo disse...

Boa noite, a atribuição da medalha ao D. Manuel Monteiro de Castro, não significa um prémio, mas sim um reconhecimento simbólico da importância desta personalidade, para a freguesia.

Pois todos sabemos que apesar do seu relevo internacional, não deixa de visitar a terra e celebrar missa junto com o povo.

Assim sendo a medalha não é mais do que o reconhecimento de um povo a um filho da terra. E quem não concordar com esta ideia, é porque ficou chateado por não a ter.

Sempre disse...

Venho aqui algumas vezes, semana a semana, ver nas palavras e nos textos se sta. Eufémia ainda existe. Parece que não. Existe lá fora, no vaticano, na assembleia da república (as minúsculas aparecem aqui de forma consciente), provavelmente, nos grupos de emigrantes que levam o seu nome a outros países, cá dentro, para quem cá vive, Sta. Eufémia deixou, fatalmente, de existir. Passou o dia e passou a romaria. Os blogs de campanha encerraram e tudo encerrou. Cessou a discussão, cessou o interesse, cessou o progresso que aqui, em sta. Eufémia, marcha sempre em passo de caracol e em direcções obtusas.
É Natal e, por isso, acho-me no direito de pedir a este espaço, este blog, que me deixe um presente no sapatinho de 2009. Se as notícias não acontecem em sta. Eufémia, porque aqui de facto nada acontece, tentem promover os eventos que gerem notícias. Por exemplo, antes das eleições ouvi falar de um projecto para o centro da freguesia, li mesmo neste espaço que as obras tinham iniciado e andavam a olhos vistos, coisa nunca vista em sta. Eufémia. Após 3 meses, um quarto de ano, muito tempo por isso, é tempo e mais que tempo de fazermos um ponto de situação porque ali não se vê nada, nem situação nem coisa alguma sitiada, é preciso esclarecer, para onde vai o projecto, o que se está a fazer (o que se pensa fazer porque ali não se vê nada), o que não se vai fazer e, se não se vai fazer, por que é que não se vai fazer, porque já se ganharam as eleições? por que não se chegou a acordo com a comissão fabriqueira? e, se assim foi, ficamos todos com uma grande comichão, uma vez que estas coisas são para serem discutidas, abertas, esclarecidas, referendadas por quem contribui para a fábrica, todos nós, os crentes cada vez mais descrentes, entre quem vota em listas de pessoas sedentos de alguma coisa que não o benefício e o progresso desta terra.
Por tudo isto, exijo a este espaço ainda antes do Natal um ponto de situação: O que se passa com o projecto para o centro da freguesia, se parou, por que parou, parou porquê? São capazes de nos presentearem com alguma informação sobre a nossa freguesia?
Eu sei que provavelmente não terão acesso a essa informação, porque se ela não se discute como se exige que se discuta com quem ali vive ou passa todos os dias, então ela não deve sequer existir, ou existe apenas nas mentes fechadas de quem tem a responsabilidade de nos dirigir. Queremos saber sobre o projecto para o centro da freguesia, esse é o presente de natal 2009 que aqui venho pedir.

Anónimo disse...

Tanto se fala da freguesia se existe ou não, problema esse que está afectar várias pessoas, mas descansem que a terra ninguem a tira.
Quanto a reconhecimentos de alguém importante para a freguesia nemeadamente D. Manuel Monteiro de Castro, é uma pessoa humilde, com grandes feitos a nivel mundial, não é reconhecida pelas entidades competentes da freguesia, pois deve estar a incomudar os responsaveis da freguesia.
As pessoas estão incomudadas por não se fazer nada nesta terra, mas esqueceram-se, ou estavam sobre o efeito de hipnose, voltaram a votar nos mesmos representantes.
Para se fazer alguma coisa tem que ser forme de "eu quero posso e mando".
Talvez daqui a alguns anos as pessoas acordem e só aí vão descobrir o quanto foram enganados.

Anónimo disse...

Meu amigo, o senhor saiu de coma agora mesmo!actualize-se,saia de casa,ou então vá um oftalmologista.