Depois das merecidas obras proporcionadas pela Câmara Municipal de Guimarães na freguesia de Prazins Santa Eufémia: 1) a colocação da rede de saneamento, 2) a pavimentação da estrada municipal com introdução de passeios em muitos locais, e 3) pavimentação da rua do rio Ave; e de algumas obras e manutenções pela Junta de Freguesia: i) uns muros de pedra ali e acolá, ii) umas escadas de acesso à Escola Primária pela parte de trás, iii) umas paragens de autocarros (e ainda uns alicerces de paragem de autocarros em locais estranhos que foram depois tapados), iv) a limpeza de caminhos, e v) asseios de jardins públicos; eis que chega a grande obra. Caracteriza-se por ser uma obra vistosa realizada nos últimos 3 meses da legislatura em tempo recorde e sem atrasos e inaugurada 3 ou 4 dias antes das eleições autárquicas.
Desta vez trata-se de um arranjo urbanístico no centro da freguesia que a irá embelezar e modernizar: a distribuição da rede eléctrica será agora subterrânea, retirando deste modo o emaranhado de fios eléctricos existentes no eixo desde a Escola primária até ao Barrado, contemplando também o início da Rua Padre Francisco Rodrigues.
A torre de pedra da EDP de média tensão existente no centro cívico de Santa Eufémia será também desmantelada e substituída por uma mais moderna e pequena semi-enterrada ao lado no valado. A electrificação das mesma ruas será substituída por candeeiros dignos de um centro de freguesia.

Ao que o blogprazinseufemia conseguiu apurar, parece que o dinheiro disponibilizado para a obra chegaria também para o arranjo exterior da envolvente à igreja de Santa Eufémia (centro cívico parte II). No entanto, parece que a Junta Fabriqueira da Paróquia não aceitou os termos do processo/projecto!
Por último, ficam mais algumas obras esquecidas, das quais sobram promessas, e muito importantes para os jovens da freguesia, os quais têm sido ignorados nos últimos anos. São elas o ring de futebol, o parque de lazer, e até quem sabe uma praia fluvial como deve ser.
Daqui a 4 anos há mais!!!