O altar da igreja velha de Santa Eufémia, agora designada de Capela do Santissimo foi renovada e melhorada.
O altar foi limpo e pintado, e no chão da capela foi colocado madeira. Também se fizeram uns bancos e mais algumas melhorias. A passagem entre a Capela e o grupo coral foi tapada e pintado um novo motivo que simboliza o Espirito Santo (uma Pomba e gotas de Sangue).
Após cerca de 3-4 meses de obras, a renovada Capela do Santissimo foi inaugurada no passado dia 9 de Abril aquando das celebrações da Quinta-feira Santa.
Além da renovação da capela, algumas modificações foram implementadas:
- Os cálices com as hóstias consagradas são agora colocadas no sacrário do altar da Capela do Santissimo. Uma vez que o sacrário da Igreja nova está posicionado numa localização muito congestionada na hora da eucaristia, este foi decidido mudar para a capela do Santissimo.
- Uma vez que as missas que ocorrem durante a semana tem tido pouca afluência, estas poderão agora serem celebradas na Capela do Santissimo.
Além disso, como já tem sido hábito, a Capela do Santissimo será também utilizada como Capela-mortuária, quando infelizmente algum paroquiano falecer.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
e mesmo bonita a nossa igreja
bravo a quem aqui trabalhou .um grande obrigada en nome desta terra pelo trabalho realizado
Esta freguesia tem uma caracteristica unica, se é pra beneficio da freguesia mãos á obra, e tudo se torna realidade (o homem sonha e a obra constroi-se). parabens a esta gente. Tenho orgulho na gente desta freguesia.
Ficou bem bonita a capela. Parabéns pela renovação.
No entanto não percebo porque é que agora se vão buscar as hóstias consagradas ao sacrário da Capela do Santissimo. Acho um exagero e muito desadequado. Penso que se complica muito quando se pode tornar as coisas mais simples. Porque é que não colocam o sacrário da igreja nova apenas mais ao lado no altar. Podiam fazer uma abertura na madeira no lado direito do altar (um pouco mais à direita do local onde se lê as leituras) e colocarem aí o sacrário, numa zona que ficava diferenciada do altar, mas contudo perto do altar. É pelo menos o que penso e a minha sugestão.
Enviar um comentário