terça-feira, novembro 25, 2008

Inimigo Pudico - Deixa ver como fica a ver se pega

A Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com a Junta de freguesia de Sta. Eufémia, seguem modelo "deixa ver como fica para ver se pega" para fazerem arquitectura.

O modelo está ainda em fase experimental mas já não é a primeira vez que está a ser usado. Em que consiste? Consiste em desenhar, neste caso rotundas, não com lápis e esquadro mas sobrepondo objectos sólidos simulando o que se pretende construir. Esta técnica é boa pois permite avaliar a reacção das pessoas a tais estruturas antes de se partir para a construção final. É o chamado "deixa ver como fica, para ver se pega".

A última experiência está a ser feita na rotunda em frente à serração Casto e Filhos.

Está provado que as rotundas são muito mais eficientes e representam um menor custo quando comparadas com o antiquado semáforo, e, a nossa câmara, tendo por base essa análise custo benefício, decidiu então colocar mais uma rotunda lateral na estrada que liga Sta. Eufémia ao mundo. Se olharmos para a descrição que a junta de freguesia faz de Sta. Eufémia na sua página oficial até se compreende porquê o investimento nesta estrutura, para já, de plástico. É que para essa entidade, Sta. Eufémia, entre outras pequenas coisas, "tem boas acessibilidades que possibilitam a passagem para outras freguesias vizinhas e também para a Póvoa de Lanhoso". Grande frase!

Quando questionados se os camiões conseguiriam dobrar aquela rotunda sem a subirem ou sem tocarem no muro do café Sta. Iria, as nossas entidades públicas responderam que a rotunda está a ser testada, para já em plástico, mas que depois, para que não haja dúvida, colocam uma estrutura de betão para os camiões mais ousados se partirem todos contra ela. Depois, quando voltamos a insistir com a mesma pergunta, mas desta vez usando alguns ditos históricos do tipo "olhem que os portugueses também dobraram o cabo Bojador, acham que não irão dobrar essa rotunda?", responderam: "Estivemos a fazer uma análise custo benefício detalhada e chegamos à conclusão que ainda que tenhamos que meter um polícia sinaleiro para ajudar a fazer as manobras naquele local, compensa, quando comparado com o gasto energético que representaria o semáforo". E mais não disse, para não nos fazer comichão, a comissão nomeada para a execução da dita rotunda da Serração, como irá, informalmente, ser baptizada.

quarta-feira, novembro 12, 2008

Jantar de Magusto para beneficência do Centro Social

O Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro organiza este Sábado (dia 15 de Novembro) um jantar Magusto de beneficência para o Centro para ajudar na compra de uma veículo próprio para o transporte de pessoas com dificuldades de locomoção (pessoas em cadeira de rodas).
Além de desfrutar de um jantar na companhia de amigos, ajuda ainda quem mais precisa.
Fica aqui o convite


Noticia em O COMÉRCIO DE GUIMARÃES, Ano 125 – Edição Nº 8.497, página 12, de 18 de Novembro de 2008:

Centro Social de Santa Eufémia precisa de uma carrinha

Angariar fundos

O Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro, em Prazins Santa Eufémia, está a angariar fundos para a aquisição de uma carrinha para o transporte de utentes com dificuldades de mobilidade.

No próximo sábado vai decorrer um jantar nas instalações do Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro. As receitas angariadas vão reverter para a compra de uma carrinha para transporte dos utentes da instituição. Em declarações a’O COMÉRCIO DE GUIMARÃES a Presidente da Direcção do Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro explica que “esta carrinha tem muita importância, nomeadamente para o transporte dos idosos com mobilidade reduzida, ou mesmo que se fazem transportar em cadeira de rodas. Nós não temos esse meio de transporte e temos que recorrer aos Bombeiros, o que acontece é que os Soldados da Paz tem imenso trabalho, e muitas vezes o transporte dos utentes é dificultado”. Nesta altura a Direcção daquele Centro não tem um orçamento actual do valor da viatura, mas o orçamento anterior apontava para os 30 mil euros. Segundo Elvira Fertuzinhos nesta altura o Centro Social tem “três utentes em cadeira de rodas, duas utentes já desistiram, precisamente devido à dificuldade de transporte”. Aquando das comemorações do 1º aniversário da Instituição, os responsáveis já manifestaram a preocupação “as duas carrinhas que temos foram oferecidas por empresas. Uma das viaturas é de nove lugares e a outra é de dois lugares que está a ser usada para o apoio ao domicilio. Na visita do Srº Ministro já manifestamos essa preocupação entre outras”. O dinheiro que está a ser angariado vai ser aplicado na compra de uma carrinha nova.
O jantar marcado para Sábado, insere-se num conjunto de actividades que a Direcção do Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro está a desenvolver “já é o terceiro jantar que estamos a organizar”. Recorde-se que a Direcção do Centro teve que contrair um empréstimo, já que a construção daquela obra orçou nos 350 mil euros. Apesar de estar localizada em Prazins Santa Eufémia, o Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro foi construído para colmatar carências de algumas freguesias vizinhas. O Centro de Dia tem capacidade para acolher 32 idosos e neste momento a ocupação está em 22, o Apoio ao domicilio pode abranger 20 idosos, estando nesta altura a ser contempladas 17 pessoas. “É uma obra que se impõe pelo envelhecimento da população e, ao mesmo tempo, como apoio às famílias que precisam de trabalhar e não tem onde colocar os seus idosos”. Já no que respeita ao Jardim de infância e à creche está a acolher 60 crianças, dos 4 meses até aos 4 anos.

Por Fátima Cerqueira

sábado, novembro 08, 2008

Magusto no átrio da Igreja

Este Domingo (dia 9 de Novembro) à tarde realizar-se-há um Magusto no átrio da igreja de Santa Eufémia para o qual todos os paroquianos estão convidados. Com o objectivo de aumentar o convívio e confraternização entre os Eufenenses, no Magusto haverá castanha e vinho verde (entre outros comes e bebes), e animação.

Ajude o São Pedro com o bom tempo, que festa não faltará de certeza no Domingo à tarde.