Embora a qualidade da água do rio Ave não fosse (e não é) a desejável, esta esteve razoável e longe da poluição de outros tempos onde se assistia a uma nova cor da água todos os dias. Mesmo assim, ainda persiste alguma poluição, principalmente orgânica e, esporadicamente, de inertes de densidade baixa provenientes de descargas das bacias de sedimentação das pedreiras situadas a montante (que estarão a ajudar ao assoreamento do rio).
Este Parque de Lazer/Praia Fluvial é no entanto uma pequena semente no potencial Turístico e de Lazer/Aventura das margens do Rio Ave desde a Ponte de Souto-Briteiros Santo Estêvão até ao Parque de Lazer de Ponte-Taipas. É uma zona ainda com uma envolvência natural preservada e pouco afectada por construções estranhas, e com um percurso de rio único onde figuram ilhas e bastantes azenhas/moinhos que podem ser recuperados bem como algumas casas de quintas abandonadas que podem ser utilizadas para turismo rural. Outros projectos de que já se ouviu falar para esta zona, como por exemplo campo de Golfe e hotel, seriam também uma mais valia para a região. Está na hora das entidades competentes olharem um pouco para esta zona e projectar um futuro equilibrado a todos os pontos de vista (ex.: turísticos e ambientais); e se não agora, pelo menos salvaguardar toda a zona para aposta futura em sede do plano director municipal.
2 comentários:
em breve as entidades competentes olharão para esse lugar com mais carinho, principalmente as entidades de sta.eufémia. As eleições são já para o ano e há que mostrar que trabalho... e trabalho fresquinho...
Obrigado pela actualização. Passei grande parte do verão fora e não sabia o quanto o verão foi, ´do outra lado da margem, animado. Ainda bem que S. Cláudio fica mesmo ali ao lado. Ainda bem.
Enviar um comentário