sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Prazins Santa Eufémia, onde fica?

Prazins Santa Eufémia, onde fica?
Boa pergunta! Claro que todos os cidadãos de Santa Eufémia e de freguesias vizinhas sabem onde a nossa freguesia fica. Mas, e as outras pessoas? A não ser que tenham um veículo equipado com GPS, será difícil de a encontrar com a falta de sinalização existente nas estradas e entroncamentos. Ora então vejamos.

Desde que se fez a rotunda na vila de Ponte, a placa que aí existia com a indicação para Prazins Santa Eufémia desapareceu. Passado um ano ainda não procederam à colocação de uma nova placa. Será que a Junta de Freguesia já desenvolveu todos os esforços para a realização de tal acto? De quem é a responsabilidade da colocação da placa? Da Câmara de Guimarães? Do Instituto de Estradas de Portugal? Além do mais, ainda não há muito tempo andaram a colocar novas placas na estrada nacional e parece que se esqueceram de nós! Por exemplo, na rotunda do Lidl, ficou tudo muito bem sinalizado. Se calhar, mais vale fazer como muitas entidades estão a fazer, que é colocar placas ilegalmente (pensamos nós de que!) no cruzamento. Já repararam no crescimento do número de placas que aparece de mês para mês? Aqui fica uma foto para demonstração. Não há dúvida que, só com este caso, ficam aqui muitas perguntas que toda a gente gostava de ser esclarecido.

Uma injustiça mais antiga refere-se à rotunda situada em Souto São Salvador.Não é que dentro desta mesma freguesia, encontra-se virada para Santa Eufémia uma placa a dizer “Souto (S. Salvador)” (ver foto). A rotunda já está situada em Souto. Se esta placa tivesse virada para o outro lado e a dizer “Souto (S. Salvador) – Igreja”, aceitava-se bem. Mas pior do que a presença desta placa (pois ela deve estar lá colocada pois a junta de freguesia é na verdade para aquele lado), é não conter uma placa a dizer “Prazins Santa Eufémia 2 km”, pois fica logo ali ao lado. Seria importante a Junta de Freguesia importar-se com estas pequenas coisas, que na verdade são pequenas mas importantes, pois dá a ideia de Prazins Santa Eufémia ser irrelevante para o concelho de Guimarães.

Por último, e não menos importante: E onde ficam as fronteiras da nossa freguesia? Um assunto bastante delicado para a nossa freguesia, basta lembrarmo-nos do passado! E a este respeito, até mesmo após a ponte do rio Ave, onde não há dúvidas onde começa Santa Eufémia, não existe nenhuma placa a dizer: Bem-vindo a Prazins Santa Eufémia. Mas o maior problema é sem dúvida a colocação das placas na principal estrada que atravessa a freguesia (ver fotos). Não estará na altura de resolver o problema? Que tal reunirem todas as freguesias em questão, e em conjunto com a Câmara de Guimarães, tentarem solucionar o problema. Não haverá documentos antigos referentes à divisão e fronteiras da freguesia, os quais se possam consultar?

Desculpem pelo extenso texto aqui exposto, recheado de questões e dúvidas. Mas, não acham um assunto interessante e que se podia solucionar? Ficam aqui bastantes questões as quais gostaríamos, se possível, o esclarecimento e o parecer da Junta de Freguesia. E porque não no blog de Prazins Santa Eufémia! Fica o desafio.