As eleições autárquicas de 2009 decidiram a continuidade da mesma equipa tanto à frente da Junta de Freguesia de Prazins Santa Eufémia como da Câmara Municipal de Guimarães.
Os resultados totais para a Câmara Municipal de Guimarães foram:
Para a Junta de freguesia de Prazins Santa Eufémia os resultados foram:
No entanto, nos resultados da votação da nossa freguesia para a Câmara de Guimarães houve uma maior concentração de votos no PS, parecendo indicar que os votantes da nossa freguesia estão mais contentes com o presidente da Câmara de Guimarães Dr. António Magalhães do que com a presidente de Prazins santa Eufémia D. Elvir Fertuzinhos:
É de salientar que segundo a lei nº 46/2005, aprovada em Julho de 2005 pelo Parlamento, e que limita os mandatos dos autarcas em 3 seguidos, este mandato será o último tanto para o presidente da Câmara de Guimarães como da D. Elvira Fertuzinhos, bem como para muitos autarcas «verdadeiros caciques locais».
A lei refere que os presidentes de Câmara Municipal e da Junta de Freguesia só podem ser eleitos para três mandatos consecutivos. Em 2013, os presidentes que já tiverem cumprido três mandatos consecutivos ficarão excluídos da corrida, dando cumprimento à lei publicada em 2006.
Para muitos politólogos esta situação vai favorecer a saída antecipada de muitos presidentes. «O poder a nível autárquico aponta muitas vezes para mecanismos de sucessão dos presidentes, e as forças políticas procurarão encontrar novos candidatos próximos daqueles que sairão do poder», para terem algum tempo para se mostrarem à população, na tentativa de o partido reeleger um novo presidente. Isto porque quando um candidato que teve sucesso se retira, dá espaço e mais hipóteses aos partidos da oposição em conquistar o poder. Esta manobra acaba por tirar muito dessa vantagem aos partidos de oposição.
sexta-feira, outubro 16, 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)