quinta-feira, dezembro 22, 2005

Campanha para as Eleições Presidenciais

Brevemente, irão realizar-se as Eleições Presidenciais, que conta com 5 candidatos. Alguns dos candidatos à corrida para Belém, são por nós bem conhecidos de eleições anteriores.

Uma das formas mais engraçadas de apoio a um dos candidatos está de volta à nossa freguesia. Como se pode ver pela figura abaixo, trata-se de uma das formas caricatas de apoio popular a uma candidatura.




Bota - Cavaco - Silva



Aproveitando a ocasião, desejamos a todos um Santo e Feliz Natal e boas entradas para 2006.

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Programa NetJuntas

Notícia Guimarães Digital:

"Hoje, sexta-feira, é apresentado o programa NetJuntas na Universidade do Minho.

O programa destina-se a apoiar todas as juntas de freguesia do distrito de Braga, na implementação do correio electrónico e a criação das páginas na Web.

A apresentação contará com a presença secretário de Estado da Administração Local, Eduardo Cabrita, que presidirá à assinatura de um protocolo entre o Governo Civil e a Anafre."

Esperemos que a nossa Junta de Freguesia aproveite esta oportunidade para crescer e se actualizar. Nos dias de hoje, estas novas tecnologias de informação são ferramentas indespensáveis . Pode ser que dentro de algum tempo se encontre neste blog um link para o sítio da Junta de Freguseia de Prazins Santa Eufémia. Era um bom sinal.

sexta-feira, novembro 11, 2005

As origens da nossa freguesia

Hoje tentar-se-á contar um pouco da história da nossa freguesia. Não havendo muita informação disponível, recorreu-se apenas a Enciclopédias.

Sendo asssim, trancrevemos agora as principais passagens da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira da "Editorial Enciclopédia, Limitada", de onde fala de Prazins Santa Eufémia:

Prazins Santa Eufémia:

Freguesia do concelho e comarca de Guimarães, distrito e diocese de Braga, relação do Porto.
Orago: Santa Eufémia.

Dista 6 Km da sede do concelho e está situada entre o rio Ave e rio Selho.

Tem serviço de correio, feito pelo posto de Caldas das taipas, e escola primária.

Foi uma abadia de apresentação da mitra. É provavelmente antiga, situada numa região tipicamente minhota. O abade de Miragaia, D. Pedro Augusto Ferreira, escreveu na sua Tentativa Etimológica-Toponímica: "... na minha opinião Placidinius, diminutivo de Plácido, deu Prazius" (vol. 2º, p316), mas outro passo da mesma obra diz que também pode derivar do antropónimo romano Placinius.

Esta freguesia era um simples lugar da freguesia de Prazins Santo Tirso. Ambas as freguesias (S. Eufémia e S. Tirso) foram até relativamente tarde, inícios do sec. XVII, uma única.

Independentemente das lições arqueológicas que o espólio local possa fornecer para a construção da pré-história e de boa parte da proto-história, a toponímica faz recuar esta, em nosso ver, aos tempos da romanização da Península. O principal topónimo, Prazins, revestiu-se depois do séc. XIII desta forma plural, porque ainda em 1258 se dizia Prazim (ou antes, para sermos coerentes com a forma da ocasião, Plazii). A passagem para o plural pode ter resultado da tendência para a separação de uma outra freguesia, à custa da primitiva Prazim, em virtude do acréscimo populacional, ou seja: proveniente da lenta formação e da consideração, entre os habitantes, de duas povoações ou, pelo menos, dois agregados populacionais nominados Prazim cada um deles (dois Prazins, em suma).

A mais antiga forma do topónimo Prazim que conhecemos remonta aos meados do sec. XI, Placidi; e, sendo um evidente genitivo (ou possessivo), inculta a existência, no tempo dos romanos, de uma Placidi "vila" (ou quinta), de um possessor de nome Placidus (nome pessoal tão caro aos grandes romanos). A série fonética deve, pois, ser: Placidi (forma de 1059) > Plazii (forma de 1258) > Plazim > Prazim.

Se, como tudo indica, este topónimo Prazim remonta à época romana, não há dúvida que o povoamento do território de Prazins de hoje nunca sofreu grandes quebras de continuidade, fosse grande ou diminuto o seu vulto e diga-se o que se disser sobre o repovoamento do norte de Portugal, especialmente do se. IX para o X. Facilitando o facto, por um lado, podendo prejudicá-lo por outro (dada a cobiça dos conquistadores sobre os grandes centros, expostos, assim, com mais imediações, a graves destruições e despovoamentos), é compreensível, neste ponto, a influência da próxima vizindade de um forte povoamento como a actual Guimarães, onde já em 873 o rei asturiano D. Afonso III assistia, não importa se por muito ou pouco tempo, para curar do povoamento desta região e de Braga.



Por fim, segundo a Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura da "editioral Verbo" a história é bastante diferente e mais curta:

Prazins Santa Eufémia:

Freguesia do concelho e comarca de Guimarães, distrito e arquidiocese de Braga, com 836 habitantes em 165 fogos (1970).

Orago -S. Eufémia

Sisituada entre os rios Ave e Selho, dista 9 Km da sede do concelho.

Sob o nome de Felici, aparece em documentos de 1059, com o de Fiiz nas Inquirições de 1220, nas de 1290 aparece como freguesia de Fys e, em 1341, com o nome de Riba de Ave.

Foi abadia de apresentação de mitra.


Finalizando, só nos resta questionar: Qual das enciclopédias terá razão?

sexta-feira, outubro 28, 2005

Novo som na igreja

Na igreja de Prazins Santa Eufémia foi colocado recentemente um novo sistema de som com colunas, microfones e outros aparelhos novos. Não há dúvidas que com este novo sistema ouve-se muito bem os intervenientes e tem uma boa acústica.

O novo microfone colocado no púlpito parece ser muito melhor, não apenas do ponto de vista acústico mas também do ponto de vista funcional. A sua estrutura permite colocá-lo a diferentes alturas possibilitando assim ouvir bem todo o tipo de pessoas: desde crianças a adultos. No entanto, isto tem os seus Q’s!! O microfone é tão bom que alguns cantores, especialmente com voz aguda, dão cabo dos tímpanos aos fiéis. Mas há remédio para estes casos. Basta afastar um pouco o microfone.

Por último, é de salientar que este novo sistema de som já se encontra pago, fruto da generosidade de bastantes pessoas da freguesia.

quinta-feira, outubro 20, 2005

Inquérito paroquial de 1842 na Revista de Guimarães

A Revista de Guimarães, que se edita desde 1884, é uma das mais antigas revistas científicas ainda em publicação. Em 1998, revista nº108, foi editado na Revista de Guimarães inquéritos paroquiais do concelho de Guimarães que datam do século XIX. Entre eles encontra-se o de Prazins Santa Eufémia, que foi redigido pelo pároco Antonio Joze Roiz de Freitas em 6 de Julho de 1842.

Vamos deixar aqui no blog alguns excertos deste inquérito que consideramos engraçados.

Da Revista de Guimarães, nº108, 1998, pp. 477-480:

"Esta freguesia situada em uma situação baixa à margem esquerda do Rio Ave, e nas fraldas do monte, penedos altos, Santa Iria, Castro, e Valinhas, ..."

"Os ares que dominam nesta freguesia são sadios nem é sujeita a trovoadas nem tempestades horrorosas, que causem estragos consideráveis."

"...pelo Norte com a de S. Cláudio de Barco, metendo-se de meio o Rio Ave, pelo Sul com a de Santa Maria de Corvite."

"Tem esta freguesia pessoas existentes duzentas e onze e não tem lugares notáveis."

"Os animais que vivem e reinam nesta freguesia são bois, bestas do serviço, porcos, ovelhas, galinhas, peixes de rio, pequenos.
E as árvores são: carvalhos, castanheiros, amieiros e todas as mais que nela se plantarem tanto de espinho como de frutas, e por sua natureza produz milho grosso e vinho que é o alimento usual o qual todo se consome na mesma freguesia."

"... e os instrumentos de que usam os trabalhadores são aqueles que são necessários como são: arados, enxadas e aluviões e o jornal que ganham é o que se junta. O estrume é tojo, arnal e molar."

"... não há aqui romarias nem nas freguesias vizinhas; vícios escandalosos que dominem, actualmente não há; são católicos romanos; o geral da freguesia é pobre; os moradores desta freguesia são de estatura ordinária e robustos aptos para o trabalho e sujeitos às moléstias que Deus lhe der, e por isso vivem uma vida ordinária, morrem a maior parte de sessenta a setenta anos e poucos chegam oitenta, não há criações de gados nem doença que os apestem."

"A igreja desta freguesia é ordinária, não tem sido mudada nem inovada; a residência é pegada à igreja. É de padroeiro ordinário, seu rendimento no tempo dos dízimos era de duzentos e cinquenta mil réis até trezentos, não há legados, não tem pratas, tem três altares, o altar-mor e dois colaterais as imagens são: Santa Eufémia, padroeira, São Luís, Senhora das Dores e Senhora do Rosário, São Sebastião e Santo Antão, Santo António, São José, e o Menino Jesus."

O documeto pode ser visto em formato PDF no site da Casa de Sarmento.

sexta-feira, outubro 14, 2005

Eleições autárquicas

No último domingo, realizaram as eleições autárquicas para uma nova legislatura de 4 anos para a assembleia de freguesia e da Câmara Municipal. Na nossa freguesia, os nossos eleitores votaram no sentido da continuação do projecto da equipa da nossa presidente - D. Elvira Fertuzinhos. O PS venceu com larga vantagem para o PSD, ficando a CDU com apenas alguns votos.

No nosso concelho, os votos dos vimaranenses deram também uma vez mais a vitória e maioria à equipa de António Magalhães. No entanto, é de notar a perda de algumas juntas de freguesia importantes no concelho por parte do PS tanto para o PSD como para a CDU. Foi o caso das vilas de Taipas e S. Torcato conquistadas pelo PSD e Moreira de Cónegos pela CDU.

No país, o PSD foi o que conquistou o maior número de câmaras, incluindo importantes concelhos como Lisboa, Porto e Coimbra.

Resta desejar aos renovados e novos membros da assambeia da nossa freguesia um bom trabalho nesta legislatura, se possível tentando ainda fazer melhor do que as anteriores. O nosso blog, em conjunto com as pessoas que queiram participar, tentarão ajudar com algumas ideias.

Bom trabalho a todos.

terça-feira, outubro 04, 2005

Campanha eleitoral

Com as novas leis sobre campanhas eleitorais, estas são agora sujeitas a regras. Já não se vêm como alguns anos atrás papéis espalhados pelo chão, posters afixado em tudo que é sitio, etc. Como está à vista de todos, a publicidade de listas eleitorais reside, agora, fundamentalmente em outdoors colocados em placares. Não há dúvida que assim, esta encontra-se mais ordenada e mais agradável à vista.

No entanto, discordámos da localização escolhida pela maioria dos partidos, e pior, pela Câmara Municipal, para a colocação de alguns destes placares - no jardim em frente à igreja. Não é muito bonito taparem a vista para a igreja de Santa Eufémia com estes painéis de publicidade e de campanha. Tanto terreno livre em outras paragens e tinham que vir pôr aqui. Não havia necessidade!!

sexta-feira, setembro 30, 2005

Inauguração do Centro Social

É já amanhã (Sábado, 1 de Outubro) durante a tarde que vai ser inaugurado o Centro Social de Prazins Santa Eufémia, que vai contar com a presença Sr. Dom Manuel Monteiro de Castro e edilidades da Câmara Municipal de Guimarães. A fanfarra dos Escuteiros de Prazins Santa Eufémia também vai estar presentes.

O Centro Social é uma estrutura polivalente que vai integrar a junta de freguesia, a sede dos ASES Santa Eufémia, um centro de Dia, um anfiteatro, entre outros.

Na passada semana foi também inaugurada uma biblioteca na Escola de 1º ciclo de Prazins Santa Eufémia, que contou também com a presença de pessoas da Câmara Municipal de Guimarães. É sem dúvida uma estrutura que a escola merecia.

Resposta ao 1º comentário do Blog

É com grande felicidade que recebemos no nosso humilde blog o primeiro comentário. Fica aqui mais uma vez para recordar:

"Anonymous said...
De facto, devia haver eleições todos os anos para que gente desta freguesia, que ninguem os conhece, começem a dar a cara para o melhoramento da freguesia e na ajuda ás pessoas que tanto o fizeram e continuam a fazer para que o centro social tivesse "pernas para andar"...
Só mais uma coisa, é de "louvar" iniciativas como esta do blog,é pena ser só em altura de eleições, mas.....
Pedia-se era ao "PrazinStaff" o favor de se identificarem, para que sejam felicitados pelo feito..... Cumprimentos

30 Setembro, 2005 15:55"

Nós, "PrazinStaff", não nos identificamos como o primeiro participante não se identificou. Porque será? No nosso caso, o anonimato é mais importante, pois caso contrário o Blog perderia, talvez, iniciativa.
Quanto à ajuda para a freguesia, é nosso objectivo fazer isso mesmo: AJUDAR a freguesia, com notícias, ideias, comentários e críticas construtivas (embora possa doer a alguns!). Também estamos cientes de que nunca somos conhecedores sempre da verdade absoluta, e por isso estamos aberto a comentários e contribuições.
Por último, pretendemos que este projecto seja duradouro e não tem qualquer envolvimento com eleições. Foi um mero acaso ter começado em época de eleições, talvez por haver muitas notícias.
Já agora, para terminar, fica aqui o convite a todas as listas concorrentes à Presidência da Junta de Freguesia de Prazins Santa Eufémia para exporem aqui o vosso programa para a próxima legislatura. No entanto, só o fazemos (caso haja alguma contribuição), antes das eleições, se pelo menos os dois maiores partidos contribuirem (texto no máximo com 1000 caracteres).

Cumprimentos

sexta-feira, setembro 23, 2005

Obras no Centro Social



É com grande felicidade que vemos as obras no Centro Social "Manuel Monteiro de Castro", ou centro Cívico de Santa Eufémia, a andar a bom ritmo. Já não era sem tempo, depois de muita espera e muitos adiamentos!!!

Mas só apetece dizer: Porque é que não há eleições todos os anos?!

quinta-feira, setembro 22, 2005

Celebrações em honra a Santa Eufémia

Decorreu na última semana as celebrações em honra da nossa padroeira - Santa Eufémia. Como vem sido hábito, as celebrações compreenderam missa com pregações nos dias precedentes ao dia de Santa Eufémia - 16 de Setembro. Finalizaram com o Lausperene na noite de 16 de Setembro e durante todo o dia de sábado (20).

As sessões com o Senhor exposto foram animadas com diferentes grupos associativos da freguesia, como por exemplo o da catequese. Um dos objectivos era cativar o maior número possível de jovens para este tempo de adoração ao Senhor.

Este ano, é também de salientar os arranjos em flores da igreja. Estavam especialmente bonitos e nutriram as celebrações com uma nostalgia especial. Conseguiram-no fazer destacando-se bem do comum que tem acontecido em celebrações como casamentos, o que ajudou a tornar esta celebração distinta.

segunda-feira, setembro 19, 2005

O brasão da nossa freguesia

Recentemente, foi criado o brasão e bandeira da nossa freguesia. Este, foi publicado no Diário da República, III Série de 01/02/2001.

Ordenação heráldica do brasão:
Escudo de prata, dois leões de vermelho, armados e contornados de azul, frente a
frente segurando uma palma de azul. Em baixo encontra-se uma roda dentada de vermelho e ao fundo pé ondulado de azul e prata de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ PRAZINS – SANTA EUFÉMIA “.

Bandeira:
Bandeira para hastear em edifícios (2x3) de fundo azul, cordões e borlas de prata e azul.









Estandarte:
Estandarte para cerimónias e cortejos (1x1) com haste e lança de ouro.